Ensaísmo de ficção na obra de Nuno Ramos
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.29.2.139-158Palavras-chave:
Nuno Ramos, ensaio, conto, gêneros literários, inespecificidadeResumo
Nuno Ramos, artista plástico de reconhecimento internacional e escritor de uma obra já bastante aclamada e inovadora, transita por diferentes campos da arte contemporânea. Esse trânsito, que, cada vez mais, procura imiscuir meios de produção, estilos, materiais, discursos, e tudo quanto seja possível entre temas e técnicas, cria uma arte inespecífica de destaque no contexto atual. O presente artigo traz reflexões acerca de seu livro Ó, de 2008, quanto ao tensionamento dos gêneros literários ensaio e conto, na construção de um texto peculiar, de difícil definição, mas, também por isso, de grande valor literário.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. Trad. e Apres. Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC : Argos, 2009.
ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.
ARISTOTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Sousa. São Paulo: Ars Poética, 1992.
BACON, Francis. Ensaios de Francis Bacon. Trad. Alan Neil Ditchfield. Petrópolis- RJ : Vozes, 2007.
BAKER, Carlos. Hemingway, el escritor como artista. Trad. Antonio Bonanno. Buenos Aires: Corregidor, 1974.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BARRENTO, João. O género intranquilo: anatomia do ensaio e do fragmento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.
BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
CAMPOS, Haroldo de. Poesia e modernidade: da morte da arte à constelação. O poema pós-utópico. In: _____. O arco-íris branco. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Tradução de Roneide Venancio Majer. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
(A era da Informação: economia, sociedade e cultura; v.1).
CHKLOVSKI, Viktor. A arte como procedimento. In: TODOROV, Tzvetan. Teoria da literatura: textos dos formalistas russos. Trad. Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.
DERRIDA, Jacques. Posições. Tradução de Maria Margarida Correia Calvente Barahona. Lisboa: Plátano, 1975.
ECO, Umberto. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.
FOUCAULT, Michel. Michel Foucault - estética: literatura e pintura, música e cinema. Org. Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999b.
GARAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Tradução de Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP &A, 2006.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário. In: ROCHA , João César de Castro (org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Tradução de Bluma Waddington Vilar; João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EdUERJ , 1999a.
ISER, Wolfgang. The fictive and the imaginary: charting literary anthropology. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 1993.
ISER, Wolfgang. O jogo. In: ROCHA, João César de Castro (org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Tradução de Bluma Waddington Vilar; João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999b.
ISER, Wolfgang. Teoria da recepção: reação a uma circunstância histórica. In: ROCHA, João César de Castro (org.). Teoria da ficção: indagações à obra de Wolfgang Iser. Tradução de Bluma Waddington Vilar; João Cezar de Castro Rocha. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999c.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LIMA, Luiz Costa. Mímesis: desafio ao pensamento. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000.
LIMA, Luiz Costa. Mímesis e modernidade: formas das sombras. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1980.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12.ed. rev. e ampl. São Paulo: Cultrix, 2004.
MONTAIGNE, Michel de. Os Ensaios. Trad. Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
NANCY, Jean-Luc. 58 indícios sobre o corpo. Trad. Sérgio Alcides. Revista UFMG. Belo Horizonte, v. 19, n. 1-2, p. 42-57, jan-dez., 2012. Disponível em: <https://www.ufmg.br/revistaufmg/pdf/REVISTA_19_web_42-57.pdf>. Acesso em 28 mar. 2021.
NANCY, Jean-Luc. Fazer, a poesia. Trad. Mauricio Mendonça Cardozo. Alea. Rio de Janeiro, v. 15/2, p. 414-422, jul.-dez. 2013.
PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto. In:_____. Formas breves. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
PLATÃO. A república. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
POE, Edgar Allan. Resenhas sobre Twice-Told Tales, de Nathaniel Hawthorne. Tradução de Charles Kiefer. Bestiario, Porto Alegre, v.1, n.6, 2004.
RAMOS, Nuno. Adeus, cavalo. São Paulo: Iluminuras, 2017.
RAMOS, Nuno. Cujo. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
RAMOS, Nuno. Ensaio Geral: projetos, roteiros, ensaios, memórias. São Paulo: Editora Globo, 2007.
RAMOS, Nuno. Fooquedeu (um diário) – Ensaios e observações originais sobre a realidade brasileira. São Paulo: Todavia, 2022.
RAMOS, Nuno. Junco. São Paulo: Iluminuras, 2011.
RAMOS, Nuno. Nuno Ramos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2010.
RAMOS, Nuno. Ó. São Paulo: Iluminuras, 2008.
RAMOS, Nuno. O mau vidraceiro. São Paulo: Globo, 2010.
RAMOS, Nuno. O pão do corvo. São Paulo: Editora 34, 2001.
RAMOS, Nuno. Sermões. São Paulo: Iluminuras, 2015.
RAMOS, Nuno. Verifique se o mesmo. São Paulo: Todavia, 2019.
SISCAR, Marcos. De Volta ao Fim. O “fim das vanguardas” como questão da poesia contemporânea. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.
STAROBINSKI, Jean. É possível definir o ensaio? Remate de males. Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, UNICAMP, v. 31, n. 1-2, p. 13-24, jan./dez. 2011.
TASSINARI, Alberto. O caminho dos limites. In: RAMOS, Nuno. Nuno Ramos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2010.
VILLAÇA, Nízia. Paradoxos do pós-moderno. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996



