Imagens extáticas para uma estética de si

os prefácios ensaísticos de Italo Calvino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.29.2.%25p

Palavras-chave:

Italo Calvino, prefácio ensaístico, narrativa e especularidade, imagem e fantasmagoria, subjetividade

Resumo

Este artigo aborda dois prefácios de Italo Calvino, compreendidos como prefácios ensaísticos da experiência de criação literária, são eles: “Prefácio” de Os nossos antepassados (2014), publicado em 1960, e o “Prefácio à segunda edição” de A trilha dos ninhos de aranha (2004), publicado em 1964. A metodologia de abordagem destaca a marca discursiva do “eu”, metaforizada como imagem especular e fantasmática de Italo Calvino, e demonstra o jogo extático de imagens ensaísticas da subjetividade. A leitura desses prefácios tem como fundamentação teórica a paratextualidade de Genette (2009) e como subsidiária a análise de Troiano (2015) sobre o movimento editorial de Calvino. Observar a partir dos prefácios ensaísticos a maneira como Italo Calvino revela a criação de seus romances aponta para a atmosfera de produção ficcional, para o debate sobre estética e sistema literário, e implica, sobretudo, em uma estética de si através do movimento extático das imagens ensaísticas da subjetividade.

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Biografia do Autor

  • Igor Gonçalves Miranda, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe

    Mestre em Letras (2021) pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão, Sergipe). Doutorando em Letras pela mesma instituição. Este artigo teve o apoio financeiro do Programa de Demanda Social da CAPES.

  • Fernando de Mendonça, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe

    Doutor em Letras (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Pernambuco)

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Publicado

2025-02-06

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Em Tese