A outra margem

a questão da lusofonia e da oralidade em Luandino Vieira e Mia Couto

Autores

  • Aulus Mandagará Martins Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.22.3.284-293

Palavras-chave:

lusofonia, oralidade, Luandino Vieira, Mia Couto

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o problema da língua portuguesa na obra de Luandino Vieira e Mia Couto, sobretudo no que diz respeito à presença da oralidade. A partir das posições da Alfredo Margarido e Eduardo Lourenço acerca da lusofonia e de seus desdobramentos, isto é, o uso simbólico e político da língua portuguesa fora da Metrópole, destacaremos que o projeto literário dos escritores angolano e moçambicano divergem quanto às estratégias de incorporação da oralidade em seus textos ficcionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aulus Mandagará Martins, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

    Doutor em Letras. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras - Literatura Comparada - do Centro de Letras e Comunicação da UFPel.


Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. ÁVILA, M; REIS, E.; GONÇALVES, G. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

CARVALHO, Ruy Duarte. Hábito da terra. Porto; Luanda: Edições Asa; União dos Escritores Angolanos, 1988.

COUTO, Mia. Estórias abensonhadas. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

HAMILTON, Russell G. A literatura dos PALOP e a Teoria Pós- Colonial. Via Atlântica, São Paulo, n.3, pp. 12-22, 1999.

LOURENÇO, Eduardo. A nau de Ícaro e imagem e miragem da lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MARGARIDO, Alfredo. A lusofonia e os lusófonos: novos mitos portugueses. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2000.

MATA, Inocência. A alquimia da língua portuguesa nos portos da expansão em Moçambique, com Mia Couto. Scripta, Belo Horizonte, v.1, n..2, pp. 262-268, 1998.

MATA, Inocência. A condição pós-colonial das literaturas africana de língua portuguesa: algumas diferenças e convergências e muitos lugares-comuns. In: LEÃO, Ângela Vaz (org.). Contatos e ressonâncias: literaturas africanas de língua portuguesa. Belo Horizonte: PUC Minas, 2003.

MATA, Inocência. No fluxo da resistência: A literatura, (ainda) universo da reinvenção da diferença. Gragoatá. Niterói, n.27, pp. 11-31, 2009.

RIBEIRO, Margarida Calafate. África no feminino: As mulheres portuguesas e a Guerra Colonial. Porto: Edições Afrontamento, 2007.

SANTILLI, Maria Aparecida. João Guimarães Rosa e José Luandino Vieira: a voz e a letra. In: CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania; VECCHIA, Rejane (org.). A kinda e a misanga. Encontros brasileiros com a literatura angolana. São Paulo: Cultura Acadêmica; Luanda: Editorial Nzila, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

VALENTE, André. Neologismos literários em romance de Mia Couto. Língua portuguesa e identidade: marcas culturais. Rio de Janeiro: Caetés, 2007.

VIEIRA, José Luandino. Luuanda. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Downloads

Publicado

2017-10-27