A política como poética

transgressão e decolonialidade no teatro brasileiro contemporâneo

Autores

  • Felipe Vieira Valentim Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.28.2.30-53

Palavras-chave:

dramaturgia brasileira contemporânea, teatro e decolonialidade, teatro e epistemologias do Sul, Pedro Kosovski, cena brasileira contemporânea

Resumo

O presente trabalho busca analisar a composição da cena brasileira contemporânea dentro das conjunturas políticas que marcaram a década de 2010, com especial destaque para a Trilogia Carioca, de Pedro Kosovski, projeto encenado pelo grupo teatral Aquela Companhia. As três peças realizam uma revisão sobre a história do Rio de Janeiro, trazendo à cena um conjunto de vozes que foram situadas à margem das narrativas apresentadas como versões oficiais. Tomando-se a dramaturgia da palavra como discurso, com pequenas alusões à dramaturgia da cena, a metodologia propõe um mapeamento estético, dentro da perspectiva decolonial, destacando-se as pulsões anárquicas, os arranjos políticos, as transfigurações e as poéticas do corpo. A conclusão avalia e indica como o Sul da cena teatral produz saberes que mobilizam experiências estéticas fundamentais aos estudos das dramaturgias contemporâneas e do teatro político brasileiro atual.

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Biografia do Autor

  • Felipe Vieira Valentim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor e Diretor Teatral. Doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro – RJ).

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Publicado

2022-12-20

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