PEDAGOGICAL THEORIES AND UNDERGRADUATED STUDENTS IN SCIENCE AND BIOLOGY WORLDVIEWS’
AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E AS CONCEPÇÕES DE MUNDO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172021240103Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Materialismo Histórico Dialético, CatarseResumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo identificar e analisar as articulações e contradições presentes nas concepções dos licenciandos frente às teorias pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista e analisados a partir do referencial teórico-metodológico do Materialismo Histórico Dialético, da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. A análise das entrevistas foi realizada por meio das categorias de consciência (irrefletida e refletida/filosófica), catarse e concepção de mundo. Foi possível identificar o nível de consciência dos estudantes frente às teorias pedagógicas e como as catarses - fundamentais ao desenvolvimento do pensamento teórico - podem formar e transformar a concepção de mundo dos estudantes em relação ao trabalho docente.
The present work is part of a master's research and aims to identify and analyze the contradictory relationships present in the undergraduate students' conceptions regarding pedagogical theories. Data were collected through a questionnaire and interview based on the theoretical-methodological framework of Historical Dialectical Materialism, Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology. The analysis of the interviews were made through these cathegories: consciousness (irreflected and reflected/phylosophycal), catharsis and worldview. It was possible to identify the students' consciousness about the pedagogical theories and how the catharsis – essentials to theorical thinking’s development – can form and transform the students’ worldview about the teacher’s work.
Downloads
Referências
BASTOS, F. & NARDI, R. & DINIZ, R. E. S. & CALDEIRA, A. M. A. (2004). Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca do processo de ensino e aprendizagem de Ciências: revisitando os debates sobre Construtivismo. In: NARDI, R. & BASTOS, F. & DINIZ, R. E. S. (Org.). Pesquisa em ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. São Paulo, SP: Escrituras Editoras.
BAPTISTA, M. G. A. (2012). Gramsci e Vigotski: da educação ativa à educação crítica. João Pessoa: Editora da UFPB.
BRASIL (2020). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 27 DE OUTUBRO DE 2020. Brasília, DF, 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=164841-rcp001-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: abr. 2020.
BUENO, J. Z. (2011). Ética marxista e formação moral na escola. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados.
CAMPOS, L. M. L. & DINIZ, R. E. S. (2020). Apresentação–Dossiê “Pedagogia histórico-crítica, psicologia histórico-cultural e ensino de ciências”. Debates em Educação, 12(26), vii-x. http://dx.doi.org/ 10.28998/2175-6600.
DINIZ, R. E. S. & CAMPOS, L. M. L. Pedagogia Histórico-Crítica: princípios para a formação de professores de Ciências e Biologia. Debates em Educação, 12(26), 381-394. http://dx.doi.org/ 10.28998/2175-6600.
DUARTE, N. (2013). A individualidade para si. Campinas: Autores Associados.
DUARTE, N. (2019). A catarse na didática da pedagogia histórico-crítica. Pro-Posições, 30, 01-23.
DUARTE, N. (2012). O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica.
DUARTE, N. (2011). Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados.
HELLER, A. (2000). O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
FACCI, M. G. D. (2011). As críticas às pedagogias do “aprender a aprender”: a naturalização do desenvolvimento humano e a influência do construtivismo na educação. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados.
FREITAS, L. C. (2018). A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular.
GALVÃO, A. C. & LAVOURA, T. N. & MARTINS, L. M. (2019) Fundamentos da Didática Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados.
GRAMSCI, A. (1978). Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro Civilização: Brasileira.
KOSIK, K. (1976). Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
LIPORINI, T. Q. & PRESSATO, D. & COELHO, L. J. (2020). Ensino de evolução biológica e o desenvolvimento de uma visão materialista, histórico e dialética acerca da realidade. Debates em Educação, 12(26), 261-282. http://dx.doi.org/ 10.28998/2175-6600.
LÖWY, M. (2013). As aventuras de Karl Marx contra o barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. 8ª ed. São Paulo: Cortez.
MALANCHEN, J. MATOS, N. S. D. & ORSO, P. J. (2020). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a base nacional comum curricular. Campinas: Autores Associados.
MARSIGLIA, A. C. G. & PINA, L. D. & MACHADO, V. O. & LIMA, M. (2017). A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: marxismo e educação em debate, 9(1), 107-121. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9il.21835.
MARTINS, L. M. (2013). O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados.
MARTINS, L. M. (2015). A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados.
MAYR, E. (2005). Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras.
MAZZEU, L. T. B. (2011). A política educacional e a formação de professores: reflexões sobre os fundamentos teóricos e epistemológicos da reforma. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Pedagogia Histórico-Crítica: 30 anos. Campinas: Autores Associados.
PINHEIRO, B. C. S. (2016). Pedagogia histórico-crítica na formação de professores de ciências. Curitiba: Appris.
SAVIANI, D. (1996). Educação: do senso-comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados.
SAVIANI, D. (2007). Os desafios da educação pública na sociedade de classes. In: ORSO, P. J. (Org.). Educação, sociedade de classes e reformas universitárias. Campinas: Autores Associados.
SAVIANI, D. (2012). A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados.
SAVIANI, D. (2013a). Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados.
SAVIANI, D. (2013b). História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados.
SAVIANI, D. (2016). Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-revista de educação, (4), 54-84.