HUMANIZING SCIENTIFIC EDUCATION PROPOSAL FOR THE EDUCATION OF YOUNG, ADULTS AND ELDERLY PEOPLE: THEORETICAL ARTICULATION AND PRINCIPLES
PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA HUMANIZADORA PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: ARTICULAÇÃO TEÓRICA E PRINCÍPIOS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240196Palavras-chave:
Ensino de ciências por investigação, Perspectiva dialógico-problematizadora freireana, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e IdosasResumo
Neste artigo, apresentamos elementos teóricos e princípios que constituíram uma proposta pedagógica para uma Educação Científica Humanizadora no contexto da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, fundamentada na articulação entre o Ensino de Ciências por Investigação e a perspectiva dialógico-problematizadora freireana. Esta articulação considerou a aproximação entre eixos fundantes de cada uma das perspectivas, buscando atender a demandas e características específicas dos sujeitos em foco, entre as quais, destacamos: a noção de sujeito social, não neutro, epistêmico e ontológico; a compreensão de problema investigativo como instrumento potencial humanizador; a concepção de diálogo de saberes e de agência epistêmica; e a noção de participação social a partir da cultura científica. Assim, a proposta de educação científica humanizadora pressupõe reconhecer e valorizar os sujeitos e suas experiências, promover aproximação à cultura científica por meio do diálogo de saberes e valorização de diferentes conhecimentos e problematizar a realidade como caminho para a alfabetização científica-política.
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