HUMANIZING SCIENTIFIC EDUCATION PROPOSAL FOR THE EDUCATION OF YOUNG, ADULTS AND ELDERLY PEOPLE: THEORETICAL ARTICULATION AND PRINCIPLES

PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA HUMANIZADORA PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: ARTICULAÇÃO TEÓRICA E PRINCÍPIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172022240196

Palavras-chave:

Ensino de ciências por investigação, Perspectiva dialógico-problematizadora freireana, Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Resumo

Neste artigo, apresentamos elementos teóricos e princípios que constituíram uma proposta pedagógica para uma Educação Científica Humanizadora no contexto da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, fundamentada na articulação entre o Ensino de Ciências por Investigação e a perspectiva dialógico-problematizadora freireana. Esta articulação considerou a aproximação entre eixos fundantes de cada uma das perspectivas, buscando atender a demandas e características específicas dos sujeitos em foco, entre as quais, destacamos: a noção de sujeito social, não neutro, epistêmico e ontológico; a compreensão de problema investigativo como instrumento potencial humanizador; a concepção de diálogo de saberes e de agência epistêmica; e a noção de participação social a partir da cultura científica. Assim, a proposta de educação científica humanizadora pressupõe reconhecer e valorizar os sujeitos e suas experiências, promover aproximação à cultura científica por meio do diálogo de saberes e valorização de diferentes conhecimentos e problematizar a realidade como caminho para a alfabetização científica-política.

Biografia do Autor

  • Sra. Edenia Maria Ribeiro do Amaral, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Sou Professora Titular Sênior da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fiz o curso de graduação em Engenharia Química (1985) e cursei mestrado em Ciências e Tecnologias Energéticas Nucleares (1993), na Universidade Federal de Pernambuco. Ao ingressar como professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 1992, atuei na formação inicial de professores de química e me engajei em programas institucionais de formação continuada de professores de ciências, o que me levou a cursar o doutorado em Educação, com foco na Educação em Ciências, na Universidade Federal de Minas Gerais (2004), período em que fiz estágio doutoral na University of Leeds - UK (2002-2003). Mais tarde, retornei à University of Leeds (UK) para desenvolver projeto de Pós-doutorado no Centre for Studies in Science and Mathematics Education (2009-2010). Em 2019, atuei como Professora Visitante na University of Massachusetts, em Boston (UMass-Boston), vinculada a projeto de pesquisa da Professor Hannah Sevian. Sou docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGEC-UFRPE), do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI-UFRPE), e da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN- Polo UFRPE) - doutorado. Sou líder do grupo de pesquisa NUPEDICC - Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciência e tenho participado em projetos de formação de professores e elaboração de currículos de ciências. Meus interesses de pesquisa envolvem estudos sobre perfis conceituais, linguagem e cognição em sala de aula, considerando aspectos de contextualização sociocultural e relações entre o conhecimento científico e outros tipos de conhecimento que emergem e/ou ganham relevância no ensino e aprendizagem de conceitos científicos, adotando uma perspectiva plural, multicultural, crítica e transformadora para a educação em ciências.

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Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

ARTIGO TEÓRICO / THEORETICAL ARTICLE