Releituras de Paulo Freire na Educação em Ciências: Pressupostos da Articulação Freire-CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u889912

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Educação CTS, Paulo Freire

Resumo

Neste artigo, intentamos contribuir com os estudos que buscam sistematizar releituras de Paulo Freire na Educação em Ciências, compreendendo que, como o próprio Freire afirmava, suas ideias não devem ser reproduzidas, devem ser reinventadas. Em particular, nos atemos à articulação Freire-CTS, investigando seus pressupostos por meio de uma análise da produção da área de Educação em Ciências. A partir da Análise Textual Discursiva de artigos publicados em periódicos nacionais, evidenciamos que o propósito da articulação Freire-CTS relaciona-se à transformação da realidade e seus pressupostos abarcam: i) a problematização da atividade científico-tecnológica, especificamente das dimensões axiológicas, ideológicas e das relações sociais; ii) a busca por uma maior participação social para desenvolver mecanismos ampliados de participação em Ciência e Tecnologia e um currículo participativo e; iii) o ensino de Ciências via temas relacionados com problemas sociais, de modo a repensar o papel assumido pelo conhecimento científico escolar em uma perspectiva interdisciplinar.

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Publicado

2021-09-19

Como Citar

Almeida, E. dos S., & Strieder, R. B. (2021). Releituras de Paulo Freire na Educação em Ciências: Pressupostos da Articulação Freire-CTS. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33278, 1–. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u889912

Edição

Seção

Dossiê Centenário de Paulo Freire