Releituras de Paulo Freire na Educação em Ciências: Pressupostos da Articulação Freire-CTS
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u889912Palavras-chave:
Educação em Ciências, Educação CTS, Paulo FreireResumo
Neste artigo, intentamos contribuir com os estudos que buscam sistematizar releituras de Paulo Freire na Educação em Ciências, compreendendo que, como o próprio Freire afirmava, suas ideias não devem ser reproduzidas, devem ser reinventadas. Em particular, nos atemos à articulação Freire-CTS, investigando seus pressupostos por meio de uma análise da produção da área de Educação em Ciências. A partir da Análise Textual Discursiva de artigos publicados em periódicos nacionais, evidenciamos que o propósito da articulação Freire-CTS relaciona-se à transformação da realidade e seus pressupostos abarcam: i) a problematização da atividade científico-tecnológica, especificamente das dimensões axiológicas, ideológicas e das relações sociais; ii) a busca por uma maior participação social para desenvolver mecanismos ampliados de participação em Ciência e Tecnologia e um currículo participativo e; iii) o ensino de Ciências via temas relacionados com problemas sociais, de modo a repensar o papel assumido pelo conhecimento científico escolar em uma perspectiva interdisciplinar.
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