ASTROBIOLOGY IN THE CONTEXT OF SCIENCE TEACHING IN BRAZIL: WORLDVIEWS OF RESEARCHERS AND TEACHERS IN THE AREA
ASTROBIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: COSMOVISÕES DE PESQUISADORES E PROFESSORES DA ÁREA
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172022240125Palavras-chave:
Vida no Universo, Ensino de ciências, FenomenologiaResumo
No âmbito de uma dissertação de Mestrado, buscou-se estruturar compreensões a respeito da Astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil, diante a cosmovisão de pesquisadores e professores que atuam na Educação Básica ou Superior no País. Para tanto, almejou-se pela análise fenomenológica dos discursos individuais e coletivos de seis colaboradores de pesquisa, transcritos e descritos a partir de entrevistas gravadas e escritas, tecer cosmovisões sobre os elementos que estruturam a astrobiologia no contexto do ensino de ciências no Brasil. Com esses movimentos articulou-se três núcleos de ideias, sendo eles: Potencial para a construção de conhecimentos científicos (NI1); Desafios institucionais, ontológicos e epistemológicos (NI2); Perspectivas e possibilidades no cenário nacional (NI3). Certamente um campo emergente da ciência que demanda uma ótica multidisciplinar apresentaria desafios e obstáculos para ser inserida no contexto do ensino de ciências brasileiro. Entretanto não se pode negar que já existem muitas possibilidades e potencialidades que podem ser exploradas neste contexto.
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