Gênero e identidade no futebol

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Cerqueira Guimarães

Resumo

Apresentação do v. 2, n. 1, jan.-abr., 2017.

 

O tema da seção Dossiê desta edição da revista FuLiA / UFMG é A performatividade do futebol na cultura: identidade e gênero, que propõe uma reflexão diversificada acerca da performance futebolística fora das quatro linhas em diálogo com o campo da linguagem e das ciências humanas.

Os artigos que compõem o dossiê resultaram do II Simpósio Internacional sobre Futebol, Linguagem, Artes, Cultura e Lazer, organizado pelo Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) e pelo Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), ambos da Universidade Federal de Minas Gerais, realizado entre os dias 08 e 10 de setembro de 2016, em Belo Horizonte, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG e no Museu do Mineirão.

O dossiê aqui apresentado foi motivado pela temática predominante dos artigos selecionados para publicação, que abordaram predominantemente questões relacionadas ao gênero e à identidade.

Contamos com artigos provenientes das áreas de Letras, Antropologia, Comunicação, História e Ciências Sociais, submetidos por pesquisadores brasileiros e argentinos, o que demonstra a importância da revista para promoção do intercâmbio das produções acerca dos estudos futebolísticos na América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GUIMARÃES, G. C. Gênero e identidade no futebol. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 2, n. 1, p. 3–5, 2017. DOI: 10.17851/2526-4494.2.1.3-5. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/13801. Acesso em: 22 jun. 2024.
Seção
APRESENTAÇÃO
Biografia do Autor

Gustavo Cerqueira Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui os títulos de Doutor (2013) e Mestre (2005) em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG e Licenciatura Plena em Português e Literaturas (2012) e Psicologia Clínica (1999) pela PUC-Minas. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Faculdade de Letras da UFMG (2014-2015). Foi coeditor da EM TESE, revista do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG, organizando os dossiês: Literatura e futebolRoland Barthes por nós mesmos. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, onde também atua como membro-pesquisador do FULIA (Núcleo de estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes), realizando atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

www.gustavocerqueiraguimaraes.com

 

Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730164P6

 

Share |

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>