Imagens do futebol na literatura alemã contemporânea

Conteúdo do artigo principal

Elcio Loureiro Cornelsen

Resumo

Nossa contribuição visa a uma análise das imagens do futebol na Literatura Alemã Contemporânea. Nesse intuito, elegemos as seguintes obras para comporem o corpus de análise: o conto Der Sonntag, an dem ich Weltmeister wurde (1994; O domingo em que me tornei campeão do mundo), de Friedrich Christian Delius, e o monólogo teatral Leben bis Männer (2001; Vivendo até se tornarem homens), de Thomas Brussig. Enquanto o conto de Delius retrata, ficcionalmente, a partir do olhar memorialista, a primeira conquista da seleção alemã em 1954, na Copa da Suíça, o longo monólogo teatral de Thomas Brussig apresenta uma única personagem, um treinador de futebol em fim de carreira, que treinava equipes infantis e infanto-juvenis no passado, ainda na Alemanha Oriental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CORNELSEN, E. L. Imagens do futebol na literatura alemã contemporânea. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 1, n. 1, p. 14–23, 2016. DOI: 10.17851/2526-4494.1.1.14-23. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/13810. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
DOSSIÊ
Biografia do Autor

Elcio Loureiro Cornelsen, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Faculdade de Letras da UFMG. Atua nas áreas de Língua e Literatura Alemã (Graduação), Letras (Graduação), Teoria da Literatura e Literatura Comparada (Pós-Graduação), na Faculdade de Letras da UFMG, e de Estudos do Lazer (Pós-Graduação), na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Share |

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. 3. reimp., trad. Denise Bottman, São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

AUTONAMA. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2015.

BRUSSIG, Thomas. Leben bis Männer. Frankfurt a.M.: Fischer, 2001.

DELIUS, Friedrich Christian. Der Sonntag, an dem ich Weltmeister wurde. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt, 1994.