Imagens do futebol na literatura alemã contemporânea

Conteúdo do artigo principal

Elcio Loureiro Cornelsen

Resumo

Nossa contribuição visa a uma análise das imagens do futebol na Literatura Alemã Contemporânea. Nesse intuito, elegemos as seguintes obras para comporem o corpus de análise: o conto Der Sonntag, an dem ich Weltmeister wurde (1994; O domingo em que me tornei campeão do mundo), de Friedrich Christian Delius, e o monólogo teatral Leben bis Männer (2001; Vivendo até se tornarem homens), de Thomas Brussig. Enquanto o conto de Delius retrata, ficcionalmente, a partir do olhar memorialista, a primeira conquista da seleção alemã em 1954, na Copa da Suíça, o longo monólogo teatral de Thomas Brussig apresenta uma única personagem, um treinador de futebol em fim de carreira, que treinava equipes infantis e infanto-juvenis no passado, ainda na Alemanha Oriental.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ

Biografia do Autor

Elcio Loureiro Cornelsen, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor da Faculdade de Letras da UFMG. Atua nas áreas de Língua e Literatura Alemã (Graduação), Letras (Graduação), Teoria da Literatura e Literatura Comparada (Pós-Graduação), na Faculdade de Letras da UFMG, e de Estudos do Lazer (Pós-Graduação), na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Como Citar

Imagens do futebol na literatura alemã contemporânea. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 1, n. 1, p. 14–23, 2016. DOI: 10.17851/2526-4494.1.1.14-23. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/13810. Acesso em: 22 dez. 2024.
Share |

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. 3. reimp., trad. Denise Bottman, São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

AUTONAMA. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2015.

BRUSSIG, Thomas. Leben bis Männer. Frankfurt a.M.: Fischer, 2001.

DELIUS, Friedrich Christian. Der Sonntag, an dem ich Weltmeister wurde. Reinbek bei Hamburg: Rowohlt, 1994.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>