O futebol em outros contextos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Apresentação do v. 2, n. 2, maio-ago., 2017.
O tema da seção Dossiê desta edição da revista FuLiA / UFMG é O futebol em contextos locais e regionais. A escolha desse tema foi motivada pelo reconhecimento de que, embora a questão da nação ocupe o lugar central na tradição de estudos sobre o futebol que se constituiu em nosso país nas últimas décadas, temos visto mais recentemente o surgimento de uma boa quantidade de pesquisas dedicadas a problemas e objetos que escapam a essa perspectiva nacional. O objetivo da proposta, portanto, era apresentar um pouco dessa produção, revelando configurações da cultura esportiva que não podem ser reduzidas às grandes narrativas canônicas do futebol brasileiro.
Nos trabalhos recebidos e aprovados para publicação, essa expectativa se cumpriu, em alguns casos de forma inesperada, por meio de estudos que abordam o fenômeno esportivo a partir de suas particularidades, suas margens e seus desvios, evidenciando como vem se ampliando, progressivamente, a percepção das relações que o esporte estabelece com a cultura e a sociedade.
Alguns trabalhos respondem de maneira mais direta à proposta temática, dedicando-se ao estudo de manifestações locais e regionais do futebol, com destaque para o contexto mineiro e atenção tanto para as especificidades dessas manifestações quanto para suas relações com o desenvolvimento do fenômeno esportivo em nível nacional e global.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).