O futebol em outros contextos

Main Article Content

Marcelino Rodrigues da Silva

Resumo

Apresentação do v. 2, n. 2, maio-ago., 2017.

 

O tema da seção Dossiê desta edição da revista FuLiA / UFMG é O futebol em contextos locais e regionais. A escolha desse tema foi motivada pelo reconhecimento de que, embora a questão da nação ocupe o lugar central na tradição de estudos sobre o futebol que se constituiu em nosso país nas últimas décadas, temos visto mais recentemente o surgimento de uma boa quantidade de pesquisas dedicadas a problemas e objetos que escapam a essa perspectiva nacional. O objetivo da proposta, portanto, era apresentar um pouco dessa produção, revelando configurações da cultura esportiva que não podem ser reduzidas às grandes narrativas canônicas do futebol brasileiro.

Nos trabalhos recebidos e aprovados para publicação, essa expectativa se cumpriu, em alguns casos de forma inesperada, por meio de estudos que abordam o fenômeno esportivo a partir de suas particularidades, suas margens e seus desvios, evidenciando como vem se ampliando, progressivamente, a percepção das relações que o esporte estabelece com a cultura e a sociedade.

Alguns trabalhos respondem de maneira mais direta à proposta temática, dedicando-se ao estudo de manifestações locais e regionais do futebol, com destaque para o contexto mineiro e atenção tanto para as especificidades dessas manifestações quanto para suas relações com o desenvolvimento do fenômeno esportivo em nível nacional e global. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Silva, M. R. da. (2018). O futebol em outros contextos. FuLiA/UFMG, 2(2), 3–5. https://doi.org/10.17851/2526-4494.2.2.3-5
Seção
APRESENTAÇÃO
Biografia do Autor

Marcelino Rodrigues da Silva, FALE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e pós-doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporâea - PACC/UFRJ (2009). É professor adjunto da Faculdade de Letras da UFMG, atuando na área de Teoria da Literatura, diretor do Centro de Estudos Literários e Culturais/Acervos de Escritores Mineiros e pesquisador do FULIA (Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes) e do NEAEM (Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas relações entre Literatura, História e memória cultural, e publicou diversos trabalhos sobre o imaginário e a cultura do futebol no Brasil e em Belo Horizonte.