Guardar o futebol, um "eterno plantão": entrevista com o bibliotecário Ademir Takara

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Cerqueira Guimarães

Resumo

Entrevista com Ademir Takara, bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, área do Museu do Futebol dedicada à pesquisa e gestão de acervos, sediado em São Paulo, no Estádio do Pacaembu. Os principais temas abordados são: o interesse de Ademir, desde a infância, por livros de futebol; a sua formação profissional; o campo da edição de livros futebolísticos; o seu dia a dia de trabalho no maior centro de pesquisa sobre o futebol brasileiro; e a publicação do livro Bibliofut: a literatura do futebol brasileiro (2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Cerqueira Guimarães , G. (2020). Guardar o futebol, um "eterno plantão": entrevista com o bibliotecário Ademir Takara. FuLiA/UFMG, 4(2), 156–170. https://doi.org/10.17851/2526-4494.4.2.156-170
Seção
ENTREVISTA
Biografia do Autor

Gustavo Cerqueira Guimarães , Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Maputo

Possui os títulos de doutor (2013) e mestre (2005) em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG. Graduado em Psicologia Clínica (1999) e Licenciatura Plena em Português e Literaturas (2012) pela PUC-Minas. Realizou pesquisa de pós-doutorado, intitulada "A tabelinha entre o futebol e outras práticas poéticas no Brasil", no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG (PNPD/CAPES), onde atuou em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Foi coeditor da "Em Tese" (2012-2016), revista do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG, organizando os dossiês: Literatura e futebol e Roland Barthes por nós mesmos. É membro-pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FULIA), da Faculdade de Letras da UFMG e editor-fundador da revista FuLiA / UFMG. Atualmente, é Leitor pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em Maputo, atuando como professor e pesquisador de literatura, artes e cultura brasileiras na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e no Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM).

Referências

CICERO, Antonio. Guardar: poemas escolhidos. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 1996.
D'ANGELO, Domingos Antonio; TAKARA, Ademir. Bibliofut: a literatura do futebol brasileiro. Jundiaí/SP: Editora In House, 2019. 386 p.