Representações sobre corpos, práticas e costumes uma análise dos anúncios publicitários do "Jornal dos Sports" (1930-1940)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa os anúncios publicitários do Jornal dos Sports como espaço de construção de representações que atendia a interesses múltiplos. Explorando as possibilidades do uso da propaganda e da publicidade, destaco que é preciso compreenda-las em seu tempo e espaço. Ao eleger propaganda e publicidade como objeto da História é necessário explorar os interesses que perpassam a sua produção, as representações e as possibilidades de leitura do vivido. Desse modo, ao analisar os anúncios publicitários noto que o Jornal dos Sports utilizou diversas estratégias para anunciar produtos e serviços. A publicidade nas páginas do Jornal dos Sports se mostra também como um espaço de construção de representações sobre a sociedade e o campo esportivo nas décadas de 1930 e 1940, no Rio de Janeiro, e de uma forma mais ampla no Brasil.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Referências
COUTO, André Alexandre Guimarães. A hora e a vez dos esportes: a criação do Jornal dos Sports e a consolidação da imprensa esportiva no Rio de Janeiro (1931-1950). Dissertação (Mestrado em História Social). UERJ, São Gonçalo, 2011.
MARTINS, Ana Luíza. Revistas em revista: imprensa e práticas culturais em tempos de República, São Paulo (1890-1922). São Paulo: Edusp/Fapesp/Imprensa Oficial do Estado, 2001.
MELO, José Marques de. Jornalismo Opinativo: gêneros opinativos no jornalismo brasileiro. 3. ed. Campos do Jordão: Mantiqueira, 2003.
MELO, Victor Andrade de. Causa e consequência: esporte e imprensa no Rio de Janeiro do século XIX e década inicial do século XX. In: HOLLANDA, Bernardo Buarque de; MELO, Victor Andrade de. (Org.). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012, p. 21-51.
MELO, Victor Andrade de. Esporte, propaganda e publicidade no Rio de Janeiro da transição dos séculos XIX e XX. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 29, n. 3, p. 25-40, 2008.
PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Footballmania: uma história social do futebol no Rio de Janeiro 1902-1938. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
RIBEIRO, André. Os donos do espetáculo: histórias da imprensa esportiva do Brasil. São Paulo: Terceiro Tempo, 2007.
RIBEIRO, Jean Carlo; CORRÊA, Joyce Nancy da Silva. Higienismo e os primórdios do esporte: os casos do Acre e de Goiás. FuLiA/UFMG, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 108-121, 2018.
SANT’ANNA, Denise Bernuzzi. Propaganda e História: antigos problemas, novas questões. Projeto História, São Paulo, PUC-SP, n. 14, 1997.
SANTOS, Chrislene Carvalho dos. História e Propaganda: análise de corpos femininos em imagens publicitárias na década de 20. História Hoje – Anpuh Brasil, v. 3, n. 9, p. 1-29, 2006.
SILVA. “O jogo das letras”: práticas esportivas e futebol de mulheres nas páginas do Jornal dos Sports (1931-1941). Dissertação (Mestrado em História), UFGD, Dourados, 2019.
SILVA, Kelen Katia Prates. O jogo das letras: práticas esportivas e futebol de mulheres nas páginas do Jornal dos Sports (1931-1941). Curitiba: CRV, 2020.
SOUZA NETO, Georgino Jorge de. A invenção do torcer em Bello Horizonte: da Assistência ao Pertencimento Clubístico (1904-1930). Dissertação. (Mestrado em Lazer). UFMG, Belo Horizonte, 2010.