Time do Povo e Fiel Torcida as contexturas das construções simbólicas do Corinthians em produtos editoriais – entrevista com Celso Unzelte

Conteúdo do artigo principal

Núbia Azevedo

Resumo

Entrevista a Celso Unzelte, jornalista, pesquisador e escritor, a respeito das construções simbólicas em torno do Sport Club Corinthians Paulista e a sua composição em produtos editoriais. O autor discorre acerca do processo de produção da obra Bíblia do corintiano, bem como no tocante à edificação e gestão dos conceitos simbólicos relacionados ao clube do Parque São Jorge. São abordadas questões referentes às antinomias que envolvem as representações do time paulista e a elaboração de livros em edições especiais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
AZEVEDO, N. Time do Povo e Fiel Torcida: as contexturas das construções simbólicas do Corinthians em produtos editoriais – entrevista com Celso Unzelte. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 9, n. 2, p. 220–238, 2024. DOI: 10.35699/2526-4494.2024.52008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/52008. Acesso em: 14 jul. 2024.
Seção
ENTREVISTA
Biografia do Autor

Núbia Azevedo, Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru

Doutoranda em comunicação (Unesp). Jornalista (UFOP), MBA em Jornalismo Esportivo pela Faculdade Estácio, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF) e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor). E-mail: nubiaazevedolhp@gmail.com.

Share |

Referências

AZEVEDO, Núbia. Do mythos ao lógos: um mapeamento das construções simbólicas em produtos editoriais acerca do Sport Club Corinthians Paulista. Tese (Doutorado), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2024.

CORINTHIANS. Nação Corinthians. São Paulo: Toriba, 2011.

DIAFÉRIA, Lourenço. Coração corinthiano. São Paulo: Fundação Nestlé, 1992.

NEGREIROS, Plínio José Labriola de Campos. Resistência e rendição: a gênese do Sport Club Corinthians Paulista e o futebol oficial em São Paulo – 1910-1916. Dissertação (Mestrado), PUC, São Paulo, 1992.

UNZELTE, Celso. O livro de ouro do futebol. São Paulo: Ediouro, 2002.

UNZELTE, Celso. Bíblia do corintiano: livro e documentos históricos de um centenário de conquistas. São Paulo: Panda Books, 2010.