Da formação ao profissional: a entrada no contexto de ação futebolístico

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Everton de Albuquerque Cavalcanti
André Mendes Capraro

Abstract

A subjetividade e a estrutura determinam a dinâmica dos sujeitos no espaço em que competem mutuamente. Esse é o caso de quem pretende se tornar atleta de futebol profissional e passa por um percurso competitivo em uma prática marcada pelo excesso de pés-de-obra. Trata-se de uma cultura que perpassa gerações e atribui a carreira esportiva representativa como objetivo de vida, necessitando de uma leitura das diferenças entre jogar futebol por prazer e encará-lo como profissão. Objetivamos então, retratar memórias de atletas e ex-atletas de futebol profissional com relação a inserção nessa carreira. Compreendemos que essa inserção se consolidou de duas maneiras: 1) em alguns casos, as memórias não foram representativas, visto que a subjetividade notabilizava a facilidade que encontraram para entrar nesse espaço. 2) outras histórias denotam a representatividade que os sujeitos atribuem as suas memórias, visto que as narrativas detalhistas expõem as dificuldades para ingressar no meio do futebol.

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Artikel-Details

Zitationsvorschlag
DE ALBUQUERQUE CAVALCANTI, E. .; MENDES CAPRARO, A. Da formação ao profissional: a entrada no contexto de ação futebolístico. FuLiA/UFMG, Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 4, n. 2, p. 9–24, 2020. DOI: 10.17851/2526-4494.4.2.9-24. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/22058. Acesso em: 3 juli. 2024.
Rubrik
DOSSIÊ
Autor/innen-Biografien

Everton de Albuquerque Cavalcanti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Física pela UFPR. Professor Adjunto do curso de Educação Física da UFMS - Campus Pantanal (CPAN).

André Mendes Capraro, UFPR

Professor Associado do Departamento de Educação Física da UFPR. Doutor em História pela UFPR.

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Literaturhinweise

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