Temporalidades e performances no documentário "O torneio Amílcar Cabral"
Hauptsächlicher Artikelinhalt
Abstract
O presente estudo destina-se a uma análise do documentário curta-metragem O torneio Amílcar Cabral (1979), com roteiro e direção de Fernando Cabral, Flora Gomes, e Jom Tob Azulay, com o objetivo de evidenciar múltiplas temporalidades e performances a partir da relação entre espaço, corpo e movimento. Se, por um lado, em sua linguagem, o cinema já proporciona trabalho com diversas temporalidades, por outro, as próprias imagens do torneio de futebol, realizado em Bissau, em janeiro de 1979, em homenagem ao agrônomo e político guineense-cabo-verdiano Amílcar Cabral (1924-1973), veiculam diversas performances. O estudo permitiu-nos constatar que o curta-metragem é composto por várias camadas em torno de uma competição futebolística que leva o nome de um dos principais líderes dos movimentos de libertação das colônias portuguesas na África.
Downloads
Artikel-Details
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Literaturhinweise
AFRICA – Tournoi de la zone 2. Rec. Sport. Soccer Statistics Foundation. 20 maio 2020. Disponível em: https://bit.ly/3F6VpVX. Acesso em: 27 abr. 2021.
BEN, Jorge. Fio Maravilha. Ben (1972). Disponível em: https://bit.ly/3F7VtVg. Acesso em: 27 abr. 2021.
BEN, Jorge. Ponta de lança africano (Umbabarauma). África Brasil (1976). Disponível em: https://bit.ly/3vzVBd6. Acesso em: 27 abr. 2021.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2000.
CABRAL, Fernando; GOMES, Flora; AZULAY, Jom Tob (dir.). O torneio Amílcar Cabral. Brasil, cor, 1979, 27 min.
CORNELSEN, Elcio Loureiro. Futebol e Música no Brasil – alguns exemplos de uma profícua relação. Arquibancada. São Paulo, v. 117, n. 17, 13 mar. 2019. Disponível em: https://bit.ly/37X66y4. Acesso em: 13 set. 2021.
CORRÊA, Roberto Lobato. Prefácio: primeiro tempo. In: MASCARENHAS, Gilmar. Entradas e bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: Ed.UERJ, 2014, p. 9-12.
FUNDAÇÃO Amílcar Cabral (VOA). Amílcar Cabral, herói lembrado na Guiné Bissau e Cabo Verde. 20 jan. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3P33xvk.
HOLLENSTEINER, Stephan. Sepp Herberger. In: CORNELSEN, Elcio; CURI, Martin; HOLLENSTEINER, Stephan. Pequeno dicionário do futebol alemão e brasileiro. Ed. Bilíngüe Português-Alemão, Rio de Janeiro: DAAD, 2014, p. 50-51.
MANN, Thomas. Der Zauberberg. Berlin: S. Fischer, 1924.
MELO, Victor Andrade de. Desafiando o inimigo: o esporte e as lutas anticoloniais na Guiné. Arquibancada. São Paulo, v. 50, n. 7, 25 ago. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3vzOOQx. Acesso em: 28 maio 2021.
MELO, Victor Andrade de. Em pleno conflito: o esporte na guerra colonial. In: MELO, Victor Andrade de. Jogos de contrastes: o esporte na Guiné Portuguesa. Rio de Janeiro: 7Letras, 2020, p. 99-127.
MELO, Victor Andrade de; FORTES, Rafael. Identidade em transição: Cabo Verde e a Taça Amílcar Cabral. Afro-Ásia. Salvador, BA, n. 50, p. 11-44, 2014. Disponível em: https://bit.ly/37TWCE3. Acesso em: 27 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0002-05912014v50vic11
MOREIRA, Moraes. Espírito esportivo. Alto Falante (1978). Disponível em: https://bit.ly/37aXOT4. Acesso em: 27 abr. 2021.
MORENO, Patrícia Ferreira. Imagens em movimento, temporalidades e o efeito cinema nos museus de arte. Museologia & Interdisciplinaridade. Brasília, DF, v. 5, n. 10, p. 43-51, jul./dez. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3s7UW0i. Acesso em: 27 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17724
QUEM É quem no cinema: Jom Tob Azulay. Filme B. Disponível em: https://bit.ly/3OW31zg. Acesso em: 13 set. 2021.
RAMIREZ, Natalie Mireya Mansur. O que é performance? Entre contexto histórico e designativos do termo. Arteriais: Revista do PPGARTES, Belém, PA, n. 04, p. 98-107, jul. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3y94X1d. Acesso em: 27 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.18542/arteriais.v3i4.4868
TAÇA Amílcar Cabral. Rec. Sport. Soccer Statistics Foundation. 12 nov. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3wiqeTN. Acesso em: 27 abr. 2021.
TODAMATÉRIA (Blog), s/d. Mapa político da África. Disponível em: https://bit.ly/3F5pKEp. Acesso em: 13 set. 2021.
VISENTINI, Paulo Fagundes. As revoluções africanas: Angola, Moçambique e Etiópia. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.
Filmografia
CABRAL, Fernando; GOMES, Flora; AZULAY, Jom Tob (dir.). O torneio Amílcar Cabral. Brasil, colorido, 1979, 27 min.