‘Fraga e Sombra’ e o dia 16 de julho de 1950 o presságio enigmático de Drummond
Contenido principal del artículo
Resumen
O poema “Fraga e Sombra”, de Carlos Drummond de Andrade, foi publicado pela primeira vez no jornal Correio da Manhã (RJ) do dia 16 de julho de 1950. A data de publicação, portanto, “coincide” com o dia em que a Seleção Brasileira de Futebol perdeu a final da Copa do Mundo de 1950 para a Seleção do Uruguai, no Maracanã. Tudo indica que Drummond enviou o poema para a redação do Correio da Manhã, propositalmente, com a intenção de que o texto fosse publicado naquele domingo. Lido dessa perspectiva, à luz dos acontecimentos daquela tarde e dos dias que a antecederam, “Fraga e Sombra” nos soa como um vaticínio sombrio e enigmático. Nosso propósito, nesse artigo, é interpretar o poema, verso a verso, tal como se fosse o testemunho pessoal do poeta que, naquela semana, viu o povo brasileiro amargar a mais humilhante derrota de sua história recente.
Downloads
Detalles del artículo
Sección
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Cómo citar
Referencias
ANDRADE, Carlos Drummond de. “Fraga e Sombra”. Correio da Manhã (RJ), 5º Caderno, 16 de julho de 1950. Disponível em: https://bit.ly/3ESvvFK. Acesso em: 25 de fev. 2022.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Quando é dia de futebol. Luís Maurício G. Drummond e Pedro Augusto G. Drummond. (Orgs.). Rio de Janeiro: Record, 2002.
ANDRADE, Carlos Drummond de; CAMPOS, Paulo Mendes; BRAGA, Rubem; SABINO, Fernando. Para gostar de ler – volume 3 – crônicas. São Paulo: Ática, 1978.
BARCELOS, Danilo. Bem-Aventurados os que não entendem nem aspiram a entender: os textos sobre futebol de Carlos Drummond de Andrade. Ludopédio, 2020.
BERNHARD, Sylla. “Trauma coletivo – notas sobre um conceito disperso”. In: MACEDO, Ana Gabriela; SOUSA, Carlos Mendes de; MOURA, Vítor. (Orgs.). Conflito e trauma, Vila Nova de Famalicão: Húmus, 461-76, 2015.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Trad. Mauro Gama. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1989.
COSTA, Cláudio Manoel. XCVIII – Destes Penhascos Fez a Natureza. A Poesia dos Inconfidentes. (Org. Domício Proença Filho). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.
FAUSTINO, Mário. O Homem e sua Hora. São Paulo, Cia das Letras, 2003.
GELLER, STEPHEN A. “Were the Prophets Poets?” Prooftexts, v. 3, n. 3, Indiana University Press, 1983, p. 211-21.
LORCA, F.G. “A Fábula e a Roda dos Três Amigos”. Frederico Garcia Lorca: Obra Poética Completa. Brasília: Ed. UnB/Imprensa Oficial, 2004.
MEIRA PENNA, J. O. Berço Esplêndido. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro/MEC, 1974.
MOURA, Gisella de Araújo. O Rio corre para o Maracanã. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
PERDIGÃO, Paulo. Anatomia de uma derrota. Porto Alegre: L&PM, 2014.
PESSOAS ACIDENTADAS DURANTE O JOGO BRASIL E URUGUAI. Correio da Manhã (RJ), 18 de julho de 1950. 1º Caderno. Disponível em: https://bit.ly/3VFmaYG. Acesso em: 20 fev. 2022.
REEDER, R. Anna Akhmatova. Poet and Prophet. New York, St. Martin’s Press, 1994.
TEIXEIRA, Thiago. Fraga e Sombra – Carlos Drummond. Escritos Sobre Escritos, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3Foxtiw. Acesso em: 10 mar. 2018.
VOGEL, Arno. “O momento feliz, reflexões sobre o futebol e o ethos nacional”. In: DAMATTA, Roberto. (Org.). Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1982.