A trajetória da guarda-redes e árbitra no futebol moçambicano Elsa da Graça Mavile
Contenido principal del artículo
Resumen
Entrevista a Elsa da Graça Mavile, árbitra e ex-goleira moçambicana, sobre os desafios de sua trajetória no futebol, realizada no Instituto Guimarães Rosa, em Maputo, em 2022, como parte do projeto da exposição de artes Futebol e memória: guarda-redes do Brasil e de Moçambique, exibida ao longo da Copa do Mundo no Qatar. Elsa nasceu em Maputo, em 1982, onde começou a jogar bola com meninos e a participar de torneios femininos entre 1997 e 2007. Chegou à baliza da seleção nacional em 2002. Hoje, exerce a arbitragem.
Downloads
Detalles del artículo
Sección
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Cómo citar
Referencias
Um goleiro, uma garantia: guarda-redes de Moçambique. Qeracê. Videodocumentário. Instituto Guimarães Rosa, Brasil, Moçambique, 2022, 45 min.
Ideias Subversivas (Blog). Num trágico acidente na RAS: Morre Nando Matola jogador dos Mambas, 5 set. 2007. Disponível em: http://bitly.ws/IKPX. Acesso em: 7 abr. 2023.