Sobre quem jogou antes breve cronologia do jornalismo esportivo até o século XX

Contenido principal del artículo

Luiz Henrique Zart

Resumen

Este estudo desenvolve uma breve cronologia do jornalismo esportivo, sobretudo no contexto brasileiro, até o fim do século XX. Parte-se de uma curta abordagem de revisão bibliográfica, com a intenção de documentar e descrever a entrada da pauta esportiva nos jornais, as primeiras publicações a apostar nesta temática em específico, até o crescimento e a popularização especialmente do futebol. O contexto nacional e a construção de uma forma característica de tratar a informação esportiva são abordados, dos impressos até as transmissões em rádio e TV, responsáveis por estabelecer uma cultura esportiva no país. O artigo se centra temporalmente antes da progressiva e perceptível remodelagem contemporânea do jornalismo da área nas últimas décadas. Assim, é possível entender um pouco mais sobre quem jogou antes.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalles del artículo

Sección

DOSSIÊ

Biografía del autor/a

Luiz Henrique Zart, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando (como bolsista CNPq) e Mestre (como bolsista Capes/Ações Afirmativas) em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Especialista em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara). Jornalista graduado pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). É membro da Coordenação Colegiada da Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami), vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Também faz parte do Grupo de Pesquisa Transverso: Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica (UFSC), e integrou, anteriormente, o Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor/UFSC). Se interessa por estudos em Jornalismo, com destaque para Esportivo, narrativas e discursos jornalísticos.

Cómo citar

Sobre quem jogou antes: breve cronologia do jornalismo esportivo até o século XX. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 11, n. 1, p. 6–30, 2025. DOI: 10.35699/2526-4494.2026.v11.58936. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/58936. Acesso em: 15 jan. 2026.

Datos de los fondos

Referencias

ALCOBA LÓPEZ, A. Periodismo deportivo. Madrid: Síntesis, 2005.

ANTUNES, F. Com brasileiro não há quem possa: futebol e identidade nacional em José Lins do Rego, Mário Filho e Nelson Rodrigues. Editora Unesp, 2004.

ARON et al. As escritas do jornalismo esportivo: introdução. Sur Le Journalisme, v. 10, n. 2, 2021.

BAHIA, J. Jornal, história e técnica: história da imprensa brasileira. São Paulo: Ática, 1990, p. 152.

BARBEIRO, H.; RANGEL, P. Manual do jornalismo esportivo. São Paulo: Contexto, 2013.

BORELLI, V. O esporte como uma construção específica no campo jornalístico. Anais [...] XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Salvador/BA, 1 a 5 set. 2002.

BOYLE, R. Sports journalism: changing journalism practice and digital. Digital Journalism, 5:5, 493-5, 2017.

CALDAS, W. O pontapé inicial: memória do futebol brasileiro. São Paulo, Editora Ibrasa, 1990.

CARDIA, R. C. “Jean Marie: o Brasil vai até o Chuí”: futebol e identidade “gaúcha” nas páginas da Folha Esportiva (1967-1972). Monografia (Bacharelado em História), Porto Alegre, UFRGS, 2009.

COSTA, L. M. Futebol folhetinizado: a imprensa esportiva e os recursos narrativos usados na construção da notícia. LOGOS 33: Comunicação e Esporte, v. 17, n. 2, 2010.

COSTA, M. R. Futebol: espetáculo do século. São Paulo, Musa Editora, 1999.

GASTALDO, E. L. Comunicação e esporte: explorando encruzilhadas, saltando cercas. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 8, n. 21, 2011 p. 39-51.

HELAL, R. Passes e impasses: futebol e cultura de massa no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1997.

HOLLANDA, B. B. B. O cor-de-rosa: ascensão, hegemonia e queda do Jornal dos Sports entre 1930 e 1980. In: HOLLANDA, B. B. B.; MELO, V. A. (Orgs.). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: FAPERJ; 7 Letras, 2012, v. 1, p. 80-106.

LIMA, A. C. S.; BRASILEIRO, A. F. A virtualização do jornalismo esportivo: Futirinhas e Trivela. Anais [...] XIV Congresso de Produção Científica e Acadêmica, 2016, São João del Rei, XXIII SIC, 2016.

MALAIA, J. Placar: 1970. In: HOLLANDA, B. B. B.; MELO, V. A. (Orgs.). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: FAPERJ; 7 Letras, 2012, v. 1, p. 149-70.

MARQUES, J. C. A “criança difícil do século”: algumas configurações do esporte no velho e no novo milênio. Comunicação, mídia e consumo (São Paulo, ESPM), v. 8, 2011, p. 93-112.

MELO, V. A. Causa e consequência: esporte e imprensa no Rio de Janeiro do século XIX e década inicial do século XX. In: HOLLANDA, Bernardo B. Buarque de; MELO, Victor Andrade de. (Orgs.). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: FAPERJ; 7 Letras, 2012, v. 1, p. 21-51.

OLIVEIRA, T. R. N. Jornalismo esportivo e a cobertura da rivalidade Grenal em 2016: o título do Grêmio e o rebaixamento do Inter. Dissertação (Mestrado em Jornalismo), Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2018.

PELEGRINI, G.; GIGLIO, S. A Gazeta Esportiva e Jornal dos Sports: aproximações na primeira metade do século XX. Caminhos da História, v. 30, n. 2, 2025, p. 68-88.

RIBEIRO, A. Os donos do espetáculo: histórias da imprensa esportiva no Brasil. São Paulo: Terceiro Nome, 2007.

SHIRTS, M. Futebol no Brasil ou football in Brazil? In: MEIHY, J. C.; WITTER, J. S. Futebol e cultura: Coletânea de estudos. São Paulo IMESP/DESP, 1982.

SILVA, M. R. Mil e uma noites de futebol. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

SILVEIRA, N. E. Jornalismo esportivo: conceitos e práticas. Monografia (Bacharelado em Jornalismo), Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2009.

STYCER, M. Lance! Um jornal do seu tempo. In: BUARQUE DE HOLLANDA, B. B. B.; MELO, V. A. (Orgs.). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: FAPERJ; 7 Letras, 2012, v. 1, p. 186-206.

TAVARES JÚNIOR, C. A. Jornalismo esportivo: o que é. Revista Pauta Geral: Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, v. 4, n. 2, p. 38-59, 2017.

TUBINO, M.; GARRIDO, F.; TUBINO, F. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2007.

ZART, L. H. Narrativa jornalística de Trivela: a trajetória da Argentina na Copa do Mundo de 2022. Dissertação (Mestrado em Jornalismo), Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2024.