Sobre quem jogou antes breve cronologia do jornalismo esportivo até o século XX

Contenu principal de l'article

Luiz Henrique Zart

Résumé

Este estudo desenvolve uma breve cronologia do jornalismo esportivo, sobretudo no contexto brasileiro, até o fim do século XX. Parte-se de uma curta abordagem de revisão bibliográfica, com a intenção de documentar e descrever a entrada da pauta esportiva nos jornais, as primeiras publicações a apostar nesta temática em específico, até o crescimento e a popularização especialmente do futebol. O contexto nacional e a construção de uma forma característica de tratar a informação esportiva são abordados, dos impressos até as transmissões em rádio e TV, responsáveis por estabelecer uma cultura esportiva no país. O artigo se centra temporalmente antes da progressiva e perceptível remodelagem contemporânea do jornalismo da área nas últimas décadas. Assim, é possível entender um pouco mais sobre quem jogou antes.

Downloads

Download data is not yet available.

Details de l'article

Rubrique

DOSSIÊ

Biographie de l'auteur

Luiz Henrique Zart, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando (como bolsista CNPq) e Mestre (como bolsista Capes/Ações Afirmativas) em Jornalismo pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC). Especialista em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara). Jornalista graduado pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). É membro da Coordenação Colegiada da Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami), vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Também faz parte do Grupo de Pesquisa Transverso: Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica (UFSC), e integrou, anteriormente, o Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor/UFSC). Se interessa por estudos em Jornalismo, com destaque para Esportivo, narrativas e discursos jornalísticos.

Comment citer

Sobre quem jogou antes: breve cronologia do jornalismo esportivo até o século XX. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 11, n. 1, p. 6–30, 2025. DOI: 10.35699/2526-4494.2026.v11.58936. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/58936. Acesso em: 15 janv. 2026.

Données de Fonds

Références

ALCOBA LÓPEZ, A. Periodismo deportivo. Madrid: Síntesis, 2005.

ANTUNES, F. Com brasileiro não há quem possa: futebol e identidade nacional em José Lins do Rego, Mário Filho e Nelson Rodrigues. Editora Unesp, 2004.

ARON et al. As escritas do jornalismo esportivo: introdução. Sur Le Journalisme, v. 10, n. 2, 2021.

BAHIA, J. Jornal, história e técnica: história da imprensa brasileira. São Paulo: Ática, 1990, p. 152.

BARBEIRO, H.; RANGEL, P. Manual do jornalismo esportivo. São Paulo: Contexto, 2013.

BORELLI, V. O esporte como uma construção específica no campo jornalístico. Anais [...] XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Salvador/BA, 1 a 5 set. 2002.

BOYLE, R. Sports journalism: changing journalism practice and digital. Digital Journalism, 5:5, 493-5, 2017.

CALDAS, W. O pontapé inicial: memória do futebol brasileiro. São Paulo, Editora Ibrasa, 1990.

CARDIA, R. C. “Jean Marie: o Brasil vai até o Chuí”: futebol e identidade “gaúcha” nas páginas da Folha Esportiva (1967-1972). Monografia (Bacharelado em História), Porto Alegre, UFRGS, 2009.

COSTA, L. M. Futebol folhetinizado: a imprensa esportiva e os recursos narrativos usados na construção da notícia. LOGOS 33: Comunicação e Esporte, v. 17, n. 2, 2010.

COSTA, M. R. Futebol: espetáculo do século. São Paulo, Musa Editora, 1999.

GASTALDO, E. L. Comunicação e esporte: explorando encruzilhadas, saltando cercas. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 8, n. 21, 2011 p. 39-51.

HELAL, R. Passes e impasses: futebol e cultura de massa no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1997.

HOLLANDA, B. B. B. O cor-de-rosa: ascensão, hegemonia e queda do Jornal dos Sports entre 1930 e 1980. In: HOLLANDA, B. B. B.; MELO, V. A. (Orgs.). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: FAPERJ; 7 Letras, 2012, v. 1, p. 80-106.

LIMA, A. C. S.; BRASILEIRO, A. F. A virtualização do jornalismo esportivo: Futirinhas e Trivela. Anais [...] XIV Congresso de Produção Científica e Acadêmica, 2016, São João del Rei, XXIII SIC, 2016.

MALAIA, J. Placar: 1970. In: HOLLANDA, B. B. B.; MELO, V. A. (Orgs.). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: FAPERJ; 7 Letras, 2012, v. 1, p. 149-70.

MARQUES, J. C. A “criança difícil do século”: algumas configurações do esporte no velho e no novo milênio. Comunicação, mídia e consumo (São Paulo, ESPM), v. 8, 2011, p. 93-112.

MELO, V. A. Causa e consequência: esporte e imprensa no Rio de Janeiro do século XIX e década inicial do século XX. In: HOLLANDA, Bernardo B. Buarque de; MELO, Victor Andrade de. (Orgs.). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: FAPERJ; 7 Letras, 2012, v. 1, p. 21-51.

OLIVEIRA, T. R. N. Jornalismo esportivo e a cobertura da rivalidade Grenal em 2016: o título do Grêmio e o rebaixamento do Inter. Dissertação (Mestrado em Jornalismo), Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2018.

PELEGRINI, G.; GIGLIO, S. A Gazeta Esportiva e Jornal dos Sports: aproximações na primeira metade do século XX. Caminhos da História, v. 30, n. 2, 2025, p. 68-88.

RIBEIRO, A. Os donos do espetáculo: histórias da imprensa esportiva no Brasil. São Paulo: Terceiro Nome, 2007.

SHIRTS, M. Futebol no Brasil ou football in Brazil? In: MEIHY, J. C.; WITTER, J. S. Futebol e cultura: Coletânea de estudos. São Paulo IMESP/DESP, 1982.

SILVA, M. R. Mil e uma noites de futebol. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

SILVEIRA, N. E. Jornalismo esportivo: conceitos e práticas. Monografia (Bacharelado em Jornalismo), Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2009.

STYCER, M. Lance! Um jornal do seu tempo. In: BUARQUE DE HOLLANDA, B. B. B.; MELO, V. A. (Orgs.). O esporte na imprensa e a imprensa esportiva no Brasil. Rio de Janeiro: FAPERJ; 7 Letras, 2012, v. 1, p. 186-206.

TAVARES JÚNIOR, C. A. Jornalismo esportivo: o que é. Revista Pauta Geral: Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, v. 4, n. 2, p. 38-59, 2017.

TUBINO, M.; GARRIDO, F.; TUBINO, F. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2007.

ZART, L. H. Narrativa jornalística de Trivela: a trajetória da Argentina na Copa do Mundo de 2022. Dissertação (Mestrado em Jornalismo), Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2024.