Valores olímpicos heróis e vilões no futebol através das lentes do Reddit
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Resumen
Este artigo propõe uma análise narrativa de uma rede social online – Reddit – para compreender a mediatização das Olimpíadas de Tóquio 2020 por parte das comunidades internautas. Escolheu-se uma modalidade olímpica pouco valorizada, o futebol, mas que, devido à sua popularidade e presença global constante, enquanto desporto verdadeiramente universal, tem a capacidade de manter vivos os princípios enunciados por Coubertin fora do restrito contexto dos Jogos Olímpicos. Os objetivos do estudo centraram-se em compreender como se constroem os protagonistas do futebol olímpico e em que medida essa construção confirma ou infirma os valores olímpicos. A narrativa dos subreddits privilegia o coletivo em detrimento do individual, reforçando os valores olímpicos; a rede social Reddit opera numa lógica binária de herói/vilão, pondo em confronto seleções, equipas e países. A análise confirmou ainda a existência de uma construção binária no universo das figuras que povoam as narrativas do Reddit, baseada sobretudo em ideais e valores olímpicos, mais conciliadores do que o que ocorre em competições desportivas de outra natureza. A “heroicização” é preferencialmente coletiva e são raros os desportistas individuais que se destacam, o que se explica precisamente pela prevalência de valores e ideais olímpicos contemporâneos. Já a dimensão disruptiva e crítica aponta para agentes externos, institucionais e políticos, revelando que os limites do Olimpismo no futebol se jogam fora das quatro linhas.
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