Valores olímpicos heróis e vilões no futebol através das lentes do Reddit

Conteúdo do artigo principal

Manuel João Cruz

Resumo

Este artigo propõe uma análise narrativa de uma rede social online – Reddit – para compreender a mediatização das Olimpíadas de Tóquio 2020 por parte das comunidades internautas. Escolheu-se uma modalidade olímpica pouco valorizada, o futebol, mas que, devido à sua popularidade e presença global constante, enquanto desporto verdadeiramente universal, tem a capacidade de manter vivos os princípios enunciados por Coubertin fora do restrito contexto dos Jogos Olímpicos. Os objetivos do estudo centraram-se em compreender como se constroem os protagonistas do futebol olímpico e em que medida essa construção confirma ou infirma os valores olímpicos. A narrativa dos subreddits privilegia o coletivo em detrimento do individual, reforçando os valores olímpicos; a rede social Reddit opera numa lógica binária de herói/vilão, pondo em confronto seleções, equipas e países. A análise confirmou ainda a existência de uma construção binária no universo das figuras que povoam as narrativas do Reddit, baseada sobretudo em ideais e valores olímpicos, mais conciliadores do que o que ocorre em competições desportivas de outra natureza. A “heroicização” é preferencialmente coletiva e são raros os desportistas individuais que se destacam, o que se explica precisamente pela prevalência de valores e ideais olímpicos contemporâneos. Já a dimensão disruptiva e crítica aponta para agentes externos, institucionais e políticos, revelando que os limites do Olimpismo no futebol se jogam fora das quatro linhas.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

DOSSIÊ

Biografia do Autor

Manuel João Cruz, Universidade de Coimbra

Investigador de pós-doutoramento, sociólogo, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal (CES-UC).

Como Citar

Valores olímpicos: heróis e vilões no futebol através das lentes do Reddit. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 10, n. 1, p. 133–166, 2025. DOI: 10.35699/2526-4494.2025.v10.60792. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/60792. Acesso em: 7 dez. 2025.

Referências

AMAYA, A.; BACH, R.; KEUSCH, F.; KREUTER, F. New data sources in social science research: Things to know before working with Reddit data. Social Science Computer Review, 39(5), p. 943-960, 2021. Disponível em https://doi.org/10.1177/0894439319893305

ANDERSON, B. Imagined communities: Reflections on the origin and spread of nationalism. Verso. 1991.

ANDERSON, K. E. Ask me anything: what is Reddit?. Library Hi Tech News, 32(5), p. 8-11, 2015. Disponível em https://doi.org/10.1108/LHTN-03-2015-0018

ANDREWS, D. L.; JACKSON, S. J. Sport stars the cultural politics of sporting celebrity. Routledge, 2002.

ARCHETTI, E. Masculinity and football: The formation of national identity in Argentina. In: GIULIANOTTI, R.; WILLIAMS, J. (org.). Games without Frontiers. Football, Identity and Modernity. Aldershot: Arena, 1994, p. 225-243.

BAIL, C. A.; ARGYLE, L. P.; BROWN, T. W.; BUMPUS, J. P.; CHEN, H.; FALLIN HUNZAKER, M. B.; LEE, J.; MANN, M.; MERHOUT, F.; VOLFOVSKY, A. Exposure to opposing views on social media can increase political polarization. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 115(37), p. 9216-9221, 2018. Disponível em https://doi.org/10.1073/pnas.1804840115

BAKHTIN, M. M. Rabelais and his world. Indiana University Press, 1984.

BOURDIEU, P. Sport and social class. Social Science Information, 17(6), p. 819-840, 1978. Disponível em https://doi.org/10.1177/053901847801700603

BOYKOFF, J. Power games: A political history of the Olympics. Verso Books, 2016.

Campbell, J. The hero with a thousand faces. Princeton, 2004.

CARDOSO, G.; XAVIER, D.; CARDOSO, T. Futebol, identidade e media na sociedade em rede. Observatorio (OBS*), 1(1), p. 119-143, 2007.

CASTRO-RAMOS, E. Loyalties, commodity and fandom: Real Madrid, Barca and Athletic fans versus “La Furia Roja” during the World Cup. Sport in Society, 11(6), p. 696-710, 2008. Disponível em https://doi.org/10.1080/17430430802283971

CATHCART, R. S. From Hero to Celebrity: The Media Connection. In: DRUCKER, S. J.; CATHCART, R. S. (org.). American heroes in a media age. Hampton Press, 1994, p. 36-46.

COELHO, J. N. Portugal: A equipa de todos nós. Nacionalismo, futebol e media. Edições Afrontamento, 2001.

CORREIA, J. C. O admirável mundo das notícias: Teorias e métodos. LabCom Books, 2011.

COULDRY, N.; HEPP, A.; KROTZ, F. Media Events in a Global Age. Taylor & Francis Group, 2009.

DAYAN, D.; KATZ, E. Media Events: The Live Broadcasting of History. Harvard University Press, 1994.

DE COUBERTIN, P. Olympism. Comité Internationnal Olympique, 2000.

DIJK, T. A. van. La ciencia del texto (5.a ed.). Paidós, 1983.

ELLIOTT, J. Using narrative in social research: Qualitative and quantitative approaches. Sage Publications, 2005.

GARCÍA, C. Nationalism, Identity, and Fan Relationship Building in Barcelona Football Club. International Journal of Sport Communication, 5(1), p. 1-15, 2016. Disponível em https://doi.org/10.1123/ijsc.5.1.1

GIULIANOTTI, R. Football: A Sociology of the Global Game. Polity, 1999.

GOIG, R. L. Identity, nation‐state and football in Spain. the evolution of nationalist feelings in Spanish Football. Soccer & Society, 9(1), p. 56-63, 2008. Disponível em https://doi.org/10.1080/14660970701616738

GREIMAS, A. J. Structural semantics: An attempt at a method. University of Nebraska Press, 1984.

GREIMAS, A. J. On meaning: Selected writings in semiotic theory. University of Minnesota Press, 1987.

HALLIDAY, M. An introduction to functional grammar (3.rd ed.). Hodder Arnold, 2004.

HARGREAVES, J. Olympism and nationalism: Some preliminary consideration. International Review for the Sociology of Sport, 27(2), p. 119-135, 1992. Disponível em https://doi.org/10.1177/101269029202700203

HARRIS, J. Playing the man’s game: Sites of resistance and incorporation in women’s football. World Leisure Journal, 43(4), p. 22-29, 2001. Disponível em https://doi.org/10.1080/04419057.2001.9674246

HAUSER, C. Reddit Bans “Incel” Group for Inciting Violence Against Women. New York Times, 9 november 2017. Disponível em https://www.nytimes.com/2017/11/09/technology/incels-reddit-banned.html

HOGAN, P. C. Archetypal patterns. In HERMAN, D.; JAHN, M.; RYAN, M. L. (org.). Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. Routledge, 2010, p. 26-27.

HOLDEN, M. In Reddit’s “Female Dating Strategy”, women level up and make men the prey. Mel Magazine, 2024. Disponível em https://melmagazine.com/en-us/story/female-dating-strategy-reddit

INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE. Olympic values, 2023. Disponível em https://olympics.com/ioc/olympic-values

INTERNATIONAL PARALYMPIC COMMITTEE. What are the Paralympic values?, 2014. Disponível em https://www.paralympic.org/feature/what-are-paralympic-values

KING, A. Football fandom and post-national identity in the new Europe. British Journal of Sociology, 51(3), p. 419-442, 2000. Disponível em https://doi.org/10.1111/j.1468-4446.2000.00419.x

KUBIN, E.; von SIKORSKI, C. (2021). The role of (social) media in political polarization: A systematic review. Annals of the International Communication Association, 45(3), p. 188-206, 2021. Disponível em https://doi.org/10.1080/23808985.2021.1976070

LENSKYJ, H. (2002). The best Olympics ever? State University of New York Press.

M3RIDAH. Leicester City Are Premier League Champions. Reddit. 2016. Disponível em https://www.reddit.com/r/soccer/comments/4hjqun/leicester_city_are_premier_league_champions/

MACALOON, J. Rite, Drama, Festival, Spectacle: Rehearsals Toward a Theory of Cultural Performance. Institute for the Study of Human Issues, 1984.

MACALOON, J. (2010). Olympic Games and the theory of spectacle in modern societies (1st Ed.). Routledge, 2010.

MASSANARI, A. L. Participatory culture, community, and play: Learning from Reddit. Peter Lang, 2015.

MATHESON, V. A. European football (soccer). In: FIZEL, J. (org.), Handbook of sports economics research. Routledge, 2017, p. 118-135.

MESQUITA, M. Personagem Jornalística: Da narratologia à deontologia. In: O quarto equívoco. Minerva, 2003, p. 123-141.

MOORE, K. Football and the Olympics and Paralympics. Sport in Society, 17(5), 640–655, 2014. Disponível em https://doi.org/10.1080/17430437.2013.834625

OLIVEIRA, J. R.; CAPRARO, A. M. Independência catalã, identidade e globalização no Fútbol Club Barcelona. Motrivivência, 32(61), 2020. Disponível em https://doi.org/https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e64993

PEIXINHO, A. T.; SANTOS, C. Construção de um herói em tempo de COVID-19. Comunicação Pública, 18(35), 2023. Disponível em https://doi.org/10.34629/cpublica.778

PHELAN, J. Narrative theory: 1966-2006: A narrative. In R. Scholes, J. Phelan, & R. Kellog (org.). The Nature of Narrative. Oxford University Press, 2006, p. 283-336.

PHELAN, J. Narratives in contest; or, another twist in the narrative turn. PMLA, 123(1), 166–175, 2008. https://doi.org/10.1632/pmla.2008.123.1.166

RANE, H.; SALEM, S. Social media, social movements and the diffusion of ideas in the Arab uprisings. Journal of International Communication, 18(1), p. 97-111, 2012. Disponível em https://doi.org/https://doi.org/10.1080/13216597.2012.662168

REDDIT. About, 2023. Disponível em https://www.redditinc.com/

REIS, C. Pessoas de livro. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2015.

REIS, C. Dicionário de Estudos Narrativos. Almedina, 2018.

SANDERS, J., & VAN KRIEKEN, K. (2018). Exploring narrative structure and hero enactment in brand stories. Frontiers in Psychology, 9(SEP), 2018. Disponível em https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01645

SHOBE, H. Place, identity and football: Catalonia, catalanisme and football club Barcelona, 1899-1975. National Identities, 10(3), p. 329-343, 2008. Disponível em https://doi.org/10.1080/14608940802249965

SONNEVEND, J. More Hope!. In: FOX, A. (org.). Global Perspectives on Media Events in Contemporary Society. IGI Global, p. 132-140, 2016. Disponível em https://doi.org/10.4018/978-1-4666-9967-0.ch010

SUNSTEIN, C. # Republic: Divided democracy in the age of social media. Princeton University Press, 2018.

TANNOCK, S. Nostalgia Critique 1. Cultural Studies, 9(3), p. 453-464, 1995. Disponível em https://doi.org/10.1080/09502389500490511

TUFEKCI, Z. Twitter and tear gas: The power and fragility of networked protest. Yale University Press, 2017.

WOODS, J.; HARTWELL, M.; OLDHAM, L.; HOUSE-NIAMKE, S. Centering the Self, Doing the Sport, and Being the Brand: The Self-Branding of Lifestyle Athletes on Instagram. International Journal of Sport Communication, 16(2), p. 159-167, 2023. Disponível em https://doi.org/10.1123/ijsc.2022-0168