O torcer no futebol de mulheres em Belo Horizonte um estudo exploratório a partir de torcedoras/es de Atlético, América e Cruzeiro

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Renata Alves Pinto Lemos
Marina de Mattos Dantas
Luiza Aguiar dos Anjos

Resumo

Embora haja um inegável crescimento esportivo, econômico e social do futebol jogado por mulheres na última década, ainda há poucas produções científicas dedicadas a compreender o universo das torcidas nesse meio. Tendo isso em vista, este estudo exploratório, realizado em 2021, buscou conhecer torcedoras/es de times de futebol feminino de Belo Horizonte que participaram do Campeonato Brasileiro (Série A1 e A2 - 2020), bem como a forma como estes/as os acompanham e se relacionam com o futebol através das mídias e do consumo. Foi elaborado um formulário com perguntas sobre o acompanhamento das equipes e o consumo em torno do torcer. Jovens mulheres heterossexuais, em parte brancas, em parte pretas e pardas, e que auferem renda individual acima de R$3.300 ou entre R$1.000 e 3.000 compuseram a maior parte das/dos participantes da pesquisa. Em relação às mídias digitais, os principais meios para acompanhar os times na atualidade são as redes sociais na internet, que oferecem uma maior possibilidade de acesso à informação sobre os times mineiros.

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Como Citar
LEMOS, R. A. P.; DANTAS, M. de M.; ANJOS, L. A. dos. O torcer no futebol de mulheres em Belo Horizonte: um estudo exploratório a partir de torcedoras/es de Atlético, América e Cruzeiro. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 7, n. 2, p. 115–136, 2022. DOI: 10.35699/2526-4494.2022.36794. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/36794. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
DOSSIÊ
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