Sissi, a Imperatriz: entrevista com Sisleide Lima do Amor

Conteúdo do artigo principal

Silvana Vilodre Goellner

Resumo

Entrevista com Sissi realizada na cidade de Concord, E.U.A., no dia 27 de novembro de 2015, abordando aspectos de sua trajetória esportiva, jogadora fundamental da primeira geração de futebolistas depois de revogado o Decreto-Lei 3.199 que proibia a participação de mulheres em várias modalidades esportivas. Detentora da Camisa 10 é reconhecida como a Imperatriz do futebol brasileiro, sendo a única brasileira a integrar o FIFA Legends. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GOELLNER, S. V. Sissi, a Imperatriz: entrevista com Sisleide Lima do Amor. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 4, n. 1, p. 117–133, 2019. DOI: 10.17851/2526-4494.4.1.117-133. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/14661. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
ENTREVISTA
Biografia do Autor

Silvana Vilodre Goellner, UFRGS

Licenciada em Educação Física pela UFSM, mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, doutora em Educação pela UNICAMP e pós-doutora pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (Portugal). Professora titular da UFRGS. Atua na graduação e pós-graduação na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) no período 2006-2008. Coordena o Centro de Memória do Esporte da ESEF/UFRGS e o GRECCO - Grupo de Estudos sobre Esporte,Cultura e História. Ex-Editora da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), periódico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte ((2005-2007) e da Revista Movimento(2003-2005). Membro do IASI (International Association of Sport Documentation). Ex-coordenadora do Grupo Temático Gênero e Ciências do Esporte, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2013-2015). Ex-coordenadora do Simpósio Temático "Gênero e Praticas corporais e esportivas" do Seminário Internacional Fazendo Gênero. Integra o coletivo Guerreiras Project. Curadora da exposição "Futebol e Mulheres no País da Copa de 2014", realizada em Porto Alegre e Co-curadora da exposição "Visibilidade para o Futebol Feminino" realizada no Museu do Futebol (2015). Curadora da exposição Paisagens da memória: cidade e corpos em movimento, realizada no Museu da UFRGS (2017). Tem experiência na área de educação física, com ênfase em história e gênero atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, história do corpo e da educação física e esportes, futebol e mulheres, documentação e informação e memória.
Share |

Referências

Não há referências