A mestiçagem nas imagens de Leônidas da Silva nas Copas do Mundo de 1938 e 1998 diálogos entre Brasil e França

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Diana Mendes Machado da Silva

Résumé

A Copa do Mundo é um momento de ativação e de circulação de representações nacionais, sendo a visualidade uma parte fundamental desse universo. Em 1938, Leônidas da Silva foi o brasileiro de maior destaque do torneio pelo excelente desempenho e pelo carisma. Sua imagem circulou dentro e fora do país por meio de fotografias publicadas em inúmeros periódicos propagando a ideia de mestiçagem brasileira, cara à identidade nacional e também ao imaginário internacional em meio à onda nazifascista. Essas fotografias foram tão significativas que não cessaram de ser apropriadas e atualizadas, em momentos como na Copa de 1998 revelando as bases de um diálogo tecido entre Brasil e França.

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DOSSIÊ

Biographie de l'auteur

Diana Mendes Machado da Silva, Universidade de São Paulo

É pesquisadora de doutorado na área de História Sociocultural do Futebol com bolsa da Biblioteca Nacional. No mestrado, desenvolveu uma pesquisa sobre o futebol de várzea na cidade de São Paulo (1928-1940) que assumiu formato de livro com apoio da FAPESP. Concluiu formação complementar na Universidade Paris X e no Collège de France no ano letivo 2011-2012. Possui experiência em Ensino Superior nas áreas de Teoria e Metodologia da História e de História e Cultura Afro-brasileira. Participa do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens-USP) e do grupo Imagem, cultura visual e história sob a coordenação da Profa. Dra. Iara Lis Franco Schiavinatto.

Comment citer

A mestiçagem nas imagens de Leônidas da Silva nas Copas do Mundo de 1938 e 1998: diálogos entre Brasil e França. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 7, n. 3, p. 60–75, 2023. DOI: 10.35699/2526-4494.2022.40152. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/40152. Acesso em: 19 déc. 2024.
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Références

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