Uma perspectiva sobre o hipismo olímpico brasileiro da Missão Militar Francesa ao Jogos Olímpicos

Contenuto principale dell'articolo

Guilherme Carvalho Vieira
Ester Liberato Pereira
Janice Zarpellon Mazo

Abstract

O hipismo foi inserido nos Jogos Olímpicos em 1900, na edição realizada em Paris, na França. O Brasil teve representante na competição hípica somente em 1948. Até essa data, marcante para o hipismo no cenário olímpico nacional, foram achados indícios que revelam a raiz militar e a ligação com a elite na constituição do esporte. Diante de tais informações, o artigo tem, por objetivo, compreender o papel do exército no desenvolvimento do hipismo no Brasil, desde a década de 1920, quando houve a contratação da Missão Militar Francesa, até o final de 1940, com a primeira representação brasileira, composta por militares, na modalidade em Jogos Olímpicos. Para tal, utilizamos fontes documentais do acervo da Escola de Equitação do Exército (EsEqEx) e da imprensa brasileira do período. Apontamos que, no período anterior à participação olímpica, a instituição precursora dessa prática, em âmbito nacional, foi a Escola de Equitação do Exército (EsEqEx), um legado da Missão Militar Francesa (MMF).

Downloads

Download data is not yet available.

Dettagli dell'articolo

Sezione

DOSSIÊ

Biografie autore

Guilherme Carvalho Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e Graduado em Educação Física Licenciatura, ambos, pela Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES, Sou membro do grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física GEHEF/CNPq e também do Laboratório de Estudos Pesquisas e Extensão do Lazer -LUDENS da UNIMONTES. Além disso, participei da Liga de Imunologia das Doenças infecciosas e Autoimunes - LIDIA da Unimontes. Tive a oportunidade de ser representante discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) da UNIMONTES. Meus temas de interesse incluem, História do Esporte, História da Educação Física, Memória Esportiva, História do Hipismo, Estudos do Lazer e do Esporte, Esporte para Pessoas com Deficiência, Esporte Adaptado, Culturas Equestres, Práticas Equestres e Metodologia do Ensino da Educação Física.

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Professora efetiva do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Unimontes e editora-chefe do periódico Caminhos da História - Revista do PPGH da Unimontes. Doutorado em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano. Mestrado em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/UFRGS. Especialização em Equoterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Licenciatura plena em Educação Física pela ESEFID/UFRGS. Intercâmbios acadêmicos na Faculdade de Desporto (FADEUP) da Universidade do Porto (UP) (Portugal) e na Facultad de Educación Física (FACDEF) da Universidad Nacional de Tucumán (UNT) (Argentina). Líder do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (GEHEF), certificado pelo CNPq. Idealizadora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEMESP) da Unimontes. É membro do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer (LUDENS), do DEFD/Unimontes. Foi Assessora de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes entre 2019-2023. Desenvolve atividades com os seguintes temas: História do Esporte; História do Corpo; História das Práticas Corporais; História da Educação Física; Memória esportiva; Mulheres; Estudos Socioculturais do Lazer e do Esporte; Esporte para pessoas com deficiência; Esporte Adaptado; Estudos Paralímpicos; Estudos Olímpicos; Culturas Equestres; Práticas Equestres; Interações Assistidas com Equinos; Equoterapia. Foi amazona de hipismo (modalidade salto) no período de 1996 a 2015 e Campeã Brasileira por Equipes da categoria 0,90m em 2015. Membro da Associação Nacional de História (Anpuh). Foi integrante da equipe de Equoterapia do Centro de Equoterapia Cavalo Amigo por três anos (2010-2013). É pesquisadora associada do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física (NEHME) da ESEFID/UFRGS, do Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos (OEPES), da ESEFID/UFRGS, e do Centro de Memória do Esporte (CEME) da ESEFID/UFRGS. Também é Membro Pesquisador junto à Academia Paralímpica Brasileira (APB). É associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). É Membro da Academia Olímpica Brasileira. Ainda é Membro da International Society for the History of Physical Education and Sport (ISHPES). Participou do 21st International Seminar on Olympic Studies for Postgraduate Students of the International Olympic Academy, ocorrido em Olímpia - Grécia. 

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e do Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos (OEPES) da UFRGS. Líder do grupo de pesquisa NEHME - Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física. Desenvolve estudos históricos e socioculturais sobre esporte, educação física, esporte para pessoas com deficiência (PCD) e esporte para pessoas surdas.

Come citare

Uma perspectiva sobre o hipismo olímpico brasileiro: da Missão Militar Francesa ao Jogos Olímpicos. FuLiA/UFMG , Belo Horizonte/MG, Brasil, v. 9, n. 3, p. 83–106, 2024. DOI: 10.35699/2526-4494.2024.51402. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/fulia/article/view/51402. Acesso em: 18 dec. 2024.
Share |

Riferimenti bibliografici

ALMANAQUE DO DESPORTO. Os Desportos em Todo o Mundo, Rio de Janei-ro, n. 11, p. 101, 1 jan. 1957.

ALMEIDA, Fábio Chang de. O historiador e as fontes digitais: uma visão acer-ca da internet como fonte primária para pesquisas históricas. Aedos, Porto Alegre, v. 3, n. 8, p. 9-30, jun. 2011.

BURKE, Peter. O que é história cultural?. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

CANCELLA, Karina; MATARUNA, Leonardo. Gestão do Esporte Militar no Bra-sil: uma análise histórica do primeiro modelo de gestão adotado pela Liga de Sports da Marinha (1915-1919). PODIUM Sport, Leisure and Tourism Revi-ew, v. 1, n. 2, p. 123-147, 2012.

CARVALHO, José Murilo de. Forças Armadas e política no Brasil. 2ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

CONNELL, Robert. W.; MESSERSCHMIDT, James W.. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, v. 21, n. 1, p. 241-282, jan. 2013.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 12ª ed. São Paulo: EdUSP, 2006.

FÉDÉRATION Equestre Internationale. “Resultados Individuais Jogos Olímpi-cos- Londres 1948”. Banco de dados FEI. Link: http://bit.ly/4hMeShv.

GÓIS JUNIOR, Edivaldo. Nacionalismo, Educação Física e a missão francesa na Força Pública de São Paulo: uma comunidade imaginada (1906-1913). Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 4, p. 1023-1032, out. 2016.

GUERRA, João Paulo Diniz. 100 anos da missão militar francesa no Brasil e sua contribuição para a evolução da doutrina militar terrestre brasileira. João Paulo Diniz Guerra. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciências Militares), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, 2019.

HAAN, Donna de; DUMBELL, Lucy Claire. Equestrian Sport at the Olympic Games from 1900 to 1948. The International Journal of the History of Sport, [s. l.], v. 33, p. 648-665, 24 jun. 2016.

JORNAL DO SPORT, 18 maio 1948, p. 15.

JORNAL DO SPORT, 24 maio 1940, p. 6.

JORNAL DO SPORT, 3 jan. 1940, p. 1.

LARA, Anderson Albani. O concurso completo de equitação como ferramenta de desenvolvimento de conteúdos da área atitudinal. Rio de Janeiro: EsEqEx, 2019. Monografia.

LEAL, José Alberto. A Missão Militar Francesa e a equitação no Brasil. Revista do Exército Brasileiro, Rio de Janeiro, p. 40-51, 2019.

MACHADO, Tobias. Oficialização dos Esportes. Revista Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 55, p. 50-55, 1 jun. 1941.

MACHADO, Tobias. Oficialização dos Esportes. Revista Educação Physica, Rio de Janeiro, n. 55, p. 50-55, 1 jun. 1941.

MALAN, Alfredo Souto. Missão Militar Francesa de instrução junto ao Exér-cito Brasileiro. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2018. 312 p.

NOTICIÁRIO. Revista Educação Physica, 1940, n. 49.

OSÓRIO, Oromar. Resumo Histórico EsEqEx. Rio de Janeiro: [s. n.], 1980.

PEREIRA, Ester Liberato; SILVA, Carolina Fernandes da; MAZO, Janice Zar-pellon. As primeiras participações de atletas do hipismo sul-rio-grandense em Jogos Olímpicos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 1, p. 47-64, jan. 2015.

PEREIRA, Ester Liberato; MAZO, Janice Zarpellon. A Caça à Raposa em Porto Alegre-Brasil: uma apropriação cultural. Recorde: Revista de História do Es-porte, Rio de Janeiro, v. 7, ed. 2, p. 1-23, 2014.

PEREIRA, Ester Liberato. Configurações sócio-históricas da equitação no Rio Grande do Sul: uma investigação das redes de interdependência nas prá-ticas esportivas equestres. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Hu-mano), UFRGS, Porto Alegre, 2016.

RUBIO, Katia. A dinâmica do esporte olímpico do século XIX ao XXI. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, p. 86-90, dez. 2011.

THOMAZ, Diego Wander; SANTOS, Dionys Melo dos; TOLEDO, Luiz Henrique de. Ethos militar e masculinidades nos esportes olímpicos. Revista Estudos Feministas, v. 29, n. 2, p. e79389, 2021.

TITAN, Alex. A prática do hipismo percebida como uma ferramenta educa-cional de desenvolvimento emocional. Dissertação (Educação Física), Uni-versidade Católica de Brasília, 2020.

TURMAS de alunos formados na EsEqEx. In: Escola de Equitação do Exér-cito (EsEqEx), 27 fev. 2024. Disponível em: https://www.eseqex.eb.mil.br/turmas-formadas. Acesso em: 21 fev. 2024.

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.