Futebol e o movimento das Diretas Já na revista Placar
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
O presente artigo se propõe a refletir sobre a relação entre o movimento das Diretas Já e o futebol na década de 1980, e como essa relação apareceu nas páginas da revista Placar, a principal revista esportiva do país. As Diretas Já foram uma campanha que buscava a aprovação da emenda Dante de Oliveira, que transformaria as eleições de 1985 em eleições diretas. O período de abertura político brasileiro impactou todas as esferas sociais, incluindo o esporte, que passava por transformações na sua estrutura também. O período da transição política, incluindo as Diretas Já, convergiram com um dos momentos mais políticos do futebol brasileiro, representado pelo movimento da Democracia Corinthiana. Assim, é relevante olhar para o período e pensar sobre a interação entre esporte, política e sociedade em um momento crucial para a história do país.
Downloads
Dettagli dell'articolo
Sezione

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Come citare
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Decreto-Lei n.º 66.118, de 26 de janeiro de 1970. Disponível em: https://abrir.link/jLDTb.
CAMPOS, Flávio de. O lulismo em campo: aspectos da relação entre esportes e política no Brasil. In: MARINGONI, Gilberto; MEDEIROS, Juliano. (Orgs.). Cinco mil dias: o Brasil na era do lulismo. São Paulo: Lauro Campos/Boitempo, 2017. p. 241-54.
CANCELLI, Elizabeth. Brazil: transition and reconciliation policies as a cold war strategy. Revista de História. São Paulo, 2021.
FICO, Carlos. Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.
FICO, Carlos. Brasil: a transição inconclusa. In: Violência na história: memória, trauma e reparação. Rio de Janeiro: Ponteio, 2012, p. 25-37.
FLORENZANO, José Paulo. A democracia corinthiana: práticas de liberdade no futebol brasileiro. São Paulo: Educ, FAPESP, 2009.
GUEDES, Simoni; SILVA, Edson da. O segundo sequestro do verde e amarelo: futebol, política e símbolos nacionais. Cuadernos de Aletheia, p. 73-89, 2019.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MALAIA, João Marcos Carvalho; FORTES, Rafael. ‘Brasil-grande, estádios gigantescos’: toponímia dos estádios públicos da ditadura civil-militar brasileira e os discursos de reconciliação, 1964-1985. Tempo, v. 27, p. 165-83, 2021.
OLIVEIRA, Marco Antonio Teixeira de. O esporte brasileiro em tempos de exceção: sob a égide da ditadura (1964-1985). In: PRIORE, Mary Del; ANDRADE DE MELO, Victor. (Orgs.). História do esporte no Brasil: do Império aos dias atuais. São Paulo: Editora Unesp, 2009, p. 387-416.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.
REI, Bruno Duarte. Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil (1972). Rio de Janeiro: 7Letras, 2020.
RIBEIRO, Luiz Carlos. Futebol e política. In: GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (Orgs.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
ROCHA, Max Filipe Nigro. Em busca do feitiço perdido: a revista Placar entre a Seleção Brasileira de 1982, a Revolução São-Paulina e a Democracia Corintiana (1979-1984). Dissertação (Mestrado em História), FFLCH/USP, São Paulo, 2013.
SANTOS, Daniel de Araújo; MAGALHÃES, Lívia Gonçalves. Década da esperança ou década perdida? A reestruturação do futebol brasileiro nos anos 80. In: QUADRAT, Samantha. (Org.). Não foi tempo perdido: os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
SARMENTO, Carlos Eduardo. A construção da nação canarinho: uma história institucional da seleção brasileira de futebol, 1914-1970. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
SARTORI, Caio. Democracia rubro-negra: quando a torcida do Flamengo gritou Diretas Já. Ludopédio, São Paulo, v. 125, n. 30, 2019.
SCHATZ, Patrícia Volk. Titulares da política: aspectos da abertura democrática brasileira na revista Placar (1974-1982). Recorde, v. 11, n. 1, p. 1-24, 2018.
SP1. Famoso comício do movimento Diretas Já completa 30 anos. GloboPlay, São Paulo, 16 abr. 2014. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/3285148/.
VINCENZO, José Eduardo de. Loteria Esportiva: uma paixão de muitos. Brasília: LGE Editora, 2006.