Futebol e o movimento das Diretas Já na revista Placar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo se propõe a refletir sobre a relação entre o movimento das Diretas Já e o futebol na década de 1980, e como essa relação apareceu nas páginas da revista Placar, a principal revista esportiva do país. As Diretas Já foram uma campanha que buscava a aprovação da emenda Dante de Oliveira, que transformaria as eleições de 1985 em eleições diretas. O período de abertura político brasileiro impactou todas as esferas sociais, incluindo o esporte, que passava por transformações na sua estrutura também. O período da transição política, incluindo as Diretas Já, convergiram com um dos momentos mais políticos do futebol brasileiro, representado pelo movimento da Democracia Corinthiana. Assim, é relevante olhar para o período e pensar sobre a interação entre esporte, política e sociedade em um momento crucial para a história do país.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito Acesso Livre).
Como Citar
Referências
BRASIL. Decreto-Lei n.º 66.118, de 26 de janeiro de 1970. Disponível em: https://abrir.link/jLDTb.
CAMPOS, Flávio de. O lulismo em campo: aspectos da relação entre esportes e política no Brasil. In: MARINGONI, Gilberto; MEDEIROS, Juliano. (Orgs.). Cinco mil dias: o Brasil na era do lulismo. São Paulo: Lauro Campos/Boitempo, 2017. p. 241-54.
CANCELLI, Elizabeth. Brazil: transition and reconciliation policies as a cold war strategy. Revista de História. São Paulo, 2021.
FICO, Carlos. Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.
FICO, Carlos. Brasil: a transição inconclusa. In: Violência na história: memória, trauma e reparação. Rio de Janeiro: Ponteio, 2012, p. 25-37.
FLORENZANO, José Paulo. A democracia corinthiana: práticas de liberdade no futebol brasileiro. São Paulo: Educ, FAPESP, 2009.
GUEDES, Simoni; SILVA, Edson da. O segundo sequestro do verde e amarelo: futebol, política e símbolos nacionais. Cuadernos de Aletheia, p. 73-89, 2019.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MALAIA, João Marcos Carvalho; FORTES, Rafael. ‘Brasil-grande, estádios gigantescos’: toponímia dos estádios públicos da ditadura civil-militar brasileira e os discursos de reconciliação, 1964-1985. Tempo, v. 27, p. 165-83, 2021.
OLIVEIRA, Marco Antonio Teixeira de. O esporte brasileiro em tempos de exceção: sob a égide da ditadura (1964-1985). In: PRIORE, Mary Del; ANDRADE DE MELO, Victor. (Orgs.). História do esporte no Brasil: do Império aos dias atuais. São Paulo: Editora Unesp, 2009, p. 387-416.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.
REI, Bruno Duarte. Celebrando a pátria amada: esporte, propaganda e consenso nos festejos do Sesquicentenário da Independência do Brasil (1972). Rio de Janeiro: 7Letras, 2020.
RIBEIRO, Luiz Carlos. Futebol e política. In: GIGLIO, Sérgio Settani; PRONI, Marcelo Weishaupt. (Orgs.). O futebol nas ciências humanas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
ROCHA, Max Filipe Nigro. Em busca do feitiço perdido: a revista Placar entre a Seleção Brasileira de 1982, a Revolução São-Paulina e a Democracia Corintiana (1979-1984). Dissertação (Mestrado em História), FFLCH/USP, São Paulo, 2013.
SANTOS, Daniel de Araújo; MAGALHÃES, Lívia Gonçalves. Década da esperança ou década perdida? A reestruturação do futebol brasileiro nos anos 80. In: QUADRAT, Samantha. (Org.). Não foi tempo perdido: os anos 80 em debate. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
SARMENTO, Carlos Eduardo. A construção da nação canarinho: uma história institucional da seleção brasileira de futebol, 1914-1970. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
SARTORI, Caio. Democracia rubro-negra: quando a torcida do Flamengo gritou Diretas Já. Ludopédio, São Paulo, v. 125, n. 30, 2019.
SCHATZ, Patrícia Volk. Titulares da política: aspectos da abertura democrática brasileira na revista Placar (1974-1982). Recorde, v. 11, n. 1, p. 1-24, 2018.
SP1. Famoso comício do movimento Diretas Já completa 30 anos. GloboPlay, São Paulo, 16 abr. 2014. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/3285148/.
VINCENZO, José Eduardo de. Loteria Esportiva: uma paixão de muitos. Brasília: LGE Editora, 2006.