Superfícies de aplainamento: antigos paradigmas revistos pela ótica dos novos conhecimentos geomorfológicos

Autores

  • André Augusto Rodrigues Salgado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Superfícies de aplainamento, Teorias geomorfológicas, Evolução do relevo continental

Resumo

As superfícies de aplainamento sempre constituíram um dos temas mais estudados e controversos da ciência geomorfológica. Diversos modelos foram concebidos para explicar sua gênese e evolução. Entretanto, muitos desses modelos encontram-se parcialmente ultrapassados pelos novos conhecimentos geomorfológicos. O presente estudo demonstra, através de revisão bibliográfica, que as superfícies de aplainamento possuem origem poligenética e que a justaposição de teorias constitui o caminho mais seguro para a compreensão desse fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Augusto Rodrigues Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

André Augusto Rodrigues Salgado é professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais; Doutor em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto; Doutor em Geociências do Meio Ambiente pela Université Aix-Marseille III.

Downloads

Publicado

2007-07-01

Como Citar

Salgado, A. A. R. (2007). Superfícies de aplainamento: antigos paradigmas revistos pela ótica dos novos conhecimentos geomorfológicos. Revista Geografias, 64–78. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/13218

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)