O espaço da Geografia Física na Educação Básica do município de Belo Horizonte
uma análise de livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13310Palavras-chave:
Geografia Física, Educação Básica, Livro didático, EnsinoResumo
O ensino de Geografia na Educação Básica é necessário, pois auxilia no reconhecimento das organizações espaciais pelos sujeitos sociais. Isso só ocorre quando os educandos conseguem compreender o meio físico e o social em constante interação. Este artigo investigou o espaço que é dado aos conteúdos de Geografia Física nos livros da Educação Básica, adotados em escolas públicas e privadas do município de Belo Horizonte/MG. Para tanto, foi necessário selecionar alguns livros utilizados por escolas que são representativas nesse município. Em seguida, foi realizada a contagem das páginas destinadas à Geografia Física, à Humana e a Interação, incluindo cartografia. Buscou-se, ainda, verificar se pode haver alguma relação entre a formação acadêmica dos autores dos livros didáticos e suas preferências por alguns temas, destacando-se aqueles que destinaram pouco espaço em seus materiais à Geografia Física. Constatou-se com essa pesquisa que, nos livros didáticos de Geografia utilizados em Belo Horizonte, os conteúdos referentes à Geografia Humana preponderam sobre os demais. Percebeu-se também que as dinâmicas da Natureza são pouco representativas nos livros didáticos e apresentam-se desarticuladas dos aspectos socioeconômicos. Identificou-se, ainda, que os livros didáticos analisados são quase todos escritos por autores formados em universidades do Estado de São Paulo.Referências
AFONSO, Anice Esteves e ARMOND, Núbia Beray. Reflexões sobre o ensino de Geografia Física no Ensino Fundamental e Médio. In.:10° Congresso Nacional de Prática de Ensino em Geografia – Porto Alegre/ RS, 2009, p. 1-10.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para Geografia 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC, 1998.156p.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 1998. 10ª edição.
COELHO, M. de A.; TERRA, L. Geografia Geral: espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005. 431p.
FERREIRA ALVES, A.P.A. e LOWEN SAHR, C.L. Geografia Ensinada – Geografia Vivida? Conceitos e abordagens para o ensino Fundamental no Paraná. Revista discente Expressões Geográficas, n° 05, ano V, p. 49-60. Florianópolis/ SC, 2009.
GREGORY, K.J. A natureza da geografia física. São Paulo, Difel, 1992
KRAJEWAKI, Ângela C., GUIMARÃES, Raul B. e RIBEIRO, Wagner C. Geografia - pesquisa e ação - volume único. Ed. Moderna, 2008
LATUF, M.O. Geografia Física ou Humana, ou será apenas Geografia? Revista Formação. n° 14 vol. 1 – p. 205-206, 2007
LEVON, B. (et. al.) Geografia: Espaço e Vivência. 6° ao 9° anos. São Paulo: Ed. Atual, 2005.
LUCCI, E.A.; MENDONÇA, C. e BRANCO, A.L. Território e sociedade no mundo Globalizado 1ª ed. - São Paulo: Saraiva, 2005.
LUCCI, E.A. e BRANCO, A.L Geografia Geral e do Brasil – Ensino Médio São Paulo: Saraiva, 2005
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Ed. Atual, 2008.
MOREIRA, J.C. e SENE, E. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. – São Paulo: Scipione, 2004.
_____________ Trilhas da Geografia. – São Paulo: Scipione, 2008.
MOREIRA, I. e AURICCHIO, E. Construindo o espaço. 6° ao 9° anos. 4ª Ed. – São Paulo: Ática, 2006.
MOURA BARBOSA, E.F.F.. Abordagem do Sistema: Geografia Física x Geografia Humana. In.: VIII Seminário de Pós-Graduação em Geografia da Unesp – Rio Claro – p. 622 -634, 2008.
PIRES, V. e BELLUCCI, B. Projeto Radix – 6° a 9° anos. São Paulo, 2009
ROCKENBACH, D.; MARQUETI, E. e ALVES, G. Link do Espaço - Editora: Escala Educacional, 2005
ROQUE ASCENÇÃO, V.O. Os parâmetros curriculares de geografia e a abordagem do relevo no segundo segmento do Ensino Fundamental. In.: 10° Congresso Nacional de Prática de Ensino em Geografia – Porto Alegre/ RS, 2009, p. 1- 20.
SUERTEGARAY, D. M.A. Sobre a Geografia Física no Ensino Fundamental e Médio – UFRGS, 2009, p.1-11.
SUERTEGARAY, D. M.A. e NUNES, J.O. A natureza da Geografia Física na Geografia. Terra Livre, SP, n. 17, p.11-24, 2001.
TERRA, L.; GUIMARAES, R. B. e ARAÚJO, R. Conexões: Estudo de Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2006.
VESENTINI, J.W. A questão da natureza na geografia e no seu ensino. São Paulo, 1995.
VESENTINI, J. W.; VLACH, V. Geografia Crítica. 6° ao 9° anos. São Paulo: Editora Ática, 2005. 184p
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Flávio Teodoro de Castro, André Augusto Rodrigues Salgado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0