O espaço da Geografia Física na Educação Básica do município de Belo Horizonte

uma análise de livros didáticos

Autores

  • Flávio Teodoro de Castro
  • André Augusto Rodrigues Salgado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X..13310

Palavras-chave:

Geografia Física, Educação Básica, Livro didático, Ensino

Resumo

O ensino de Geografia na Educação Básica é necessário, pois auxilia no reconhecimento das organizações espaciais pelos sujeitos sociais. Isso só ocorre quando os educandos conseguem compreender o meio físico e o social em constante interação. Este artigo investigou o espaço que é dado aos conteúdos de Geografia Física nos livros da Educação Básica, adotados em escolas públicas e privadas do município de Belo Horizonte/MG. Para tanto, foi necessário selecionar alguns livros utilizados por escolas que são representativas nesse município. Em seguida, foi realizada a contagem das páginas destinadas à Geografia Física, à Humana e a Interação, incluindo cartografia. Buscou-se, ainda, verificar se pode haver alguma relação entre a formação acadêmica dos autores dos livros didáticos e suas preferências por alguns temas, destacando-se aqueles que destinaram pouco espaço em seus materiais à Geografia Física. Constatou-se com essa pesquisa que, nos livros didáticos de Geografia utilizados em Belo Horizonte, os conteúdos referentes à Geografia Humana preponderam sobre os demais. Percebeu-se também que as dinâmicas da Natureza são pouco representativas nos livros didáticos e apresentam-se desarticuladas dos aspectos socioeconômicos. Identificou-se, ainda, que os livros didáticos analisados são quase todos escritos por autores formados em universidades do Estado de São Paulo.

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Biografia do Autor

Flávio Teodoro de Castro,

Graduando em Geografia pela UFMG.

André Augusto Rodrigues Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da UFMG.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Castro, F. T. de, & Salgado, A. A. R. (2011). O espaço da Geografia Física na Educação Básica do município de Belo Horizonte: uma análise de livros didáticos. Revista Geografias, 7(1), 88–98. https://doi.org/10.35699/2237-549X.13310

Edição

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