Pessoas vivendo com HIV/aids: estudo sobre coping religioso, resiliência e qualidade de vida
Palavras-chave:
Pessoas vivendo com HIV/aids, Resiliência, Coping religioso, Qualidade de vidaResumo
Estudos apontam que resiliência e estratégias de enfrentamento, em especial em sua dimensão religiosa e/ou espiritual, são fatores que permitem a pessoas com HIV/aids se adaptar à soropositividade e ter melhor qualidade de vida (QV). O estudo objetivou investigar preditores da percepção da QV, considerando variáveis sociodemográficas, médico-clínicas, estratégias de coping religioso e resiliência. Participaram 200 pessoas soropositivas (105 homens), com média de idade igual a 39 anos (DP=10,9). Os instrumentos foram: questionário sobre aspectos sociodemográficos e médico-clínicos, Escala Breve de Enfrentamento Religioso, Escala de Avaliação da Resiliência e o WHOQOL-HIV Bref. Na análise de regressão múltipla, os preditores da QV foram: resiliência (b= 0,29; p£ 0.001), escolaridade (b= 0,20; p£ 0,01) e coping religioso negativo (b= -0,22; p£ 0,001). Os resultados confirmaram o papel importante que resiliência e coping religioso podem ter no processo de superação de adversidades relacionadas ao HIV/aids, com implicações nas práticas profissionais nessa área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).