Ler o mundo, escrever um poema, fazer um desenho: concepções do universo concentracionário no poema “The Little Mouse” e nos desenhos de Terezín

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.12.22.162-179

Palavras-chave:

Poesia, Desenho, Shoah

Resumo

Este artigo apresenta a análise do poema “The Little Mouse” e de 4 desenhos, realizados por 6 crianças, com idades entre 7 e 13 anos, que estiveram confinadas no campo de concentração nazista de Terezín, na República Tcheca, entre 1941 e 1945, buscando encontrar elementos que ampliem nossa compreensão sobre a perspectiva da criança em relação ao universo concentracionário. Partimos da hipótese de que tanto os desenhos quanto os poemas produzidos pelas crianças em Terezín possuem teor e valor testemunhal, sendo outro testemunho do Holocausto, um registro poético pautado na percepção da criança sobre os eventos e em sua forma muito particular de expressá-los. A análise indicou que os sujeitos da experiência foram capazes de atribuir poeticamente sentido a diferentes aspectos do contexto, de formas muito particulares e pessoais, demonstrando grande sensibilidade e consciência do meio bastante desenvolvida, o que contribuiu para a construção de outras narrativas sobre o universo concentracionário.

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Biografia do Autor

Luciane Bonace Lopes Fernandes, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-05-31

Como Citar

Fernandes, L. B. L. (2018). Ler o mundo, escrever um poema, fazer um desenho: concepções do universo concentracionário no poema “The Little Mouse” e nos desenhos de Terezín. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 12(22), 162–179. https://doi.org/10.17851/1982-3053.12.22.162-179