Arquivo e memória: movimentos da escrita de Samuel Rawet a partir da transcrição do poema “A eclusa”, de Paul Celan
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.13.24.2-17Palavras-chave:
Samuel Rawet, Arquivo, Paul CelanResumo
Este artigo investiga possíveis demonstrações de um modus operandi da escrita de Samuel Rawet a partir da análise das relações entre anotações do autor e a composição de seu texto literário. O estudo apresenta, de forma inédita, uma seleção de itens do arquivo de Rawet, recentemente doados ao Arquivo Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, localizado no Rio de Janeiro. Nosso propósito é refletir e considerar algumas das estratégias de escrita e de atividades literárias do autor. A transcrição do poema “A eclusa”, de Paul Celan, feita à mão por Rawet em papel avulso, e sua possível conexão com a produção de Kadish: Oração pelos vivos das Olimpíadas de Munique, assim como suas anotações deixadas em caderneta relatando percepções sobre memória, formam o corpus dessa investigação.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BINES, Rosana K. Entre o cheder e a rua: figurações do judaico e do brasileiro na prosa de Samuel Rawet. In: LEWIN, Helena (Coord.). Identidade e cidadania: como se expressa o judaísmo brasileiro. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2009. p. 219-224.
HAY, Louis. A montante da escrita. In: ______. Devagar obras. Trad. Júlio Castanon Guimarães. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1999.
RAWET, Samuel. In: ______. Samuel Rawet: fortuna crítica em jornais e revistas. Francisco Venceslau dos Santos (Org.). Rio de Janeiro: Editora Caetés, 2008.
VASCONCELOS, Eliane; SANTOS, Marcelo (Org.). Arquivo, manuscrito e pesquisa. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2014.
WALDMAN, Berta. Linhas de força: escritos sobre Literatura Hebraica. São Paulo: Humanitas, 2004.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.