Apresentação
Palavras-chave:
Arquivo MaaraviResumo
Apresentação
Lyslei Nascimento (Universidade Federal de Minas Gerais)
Este número da Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG pretende dar visibilidade à inúmeras manifestações da cultura ídiche e sefardi na literatura e em outras artes. A produção literária e artística judaica constitui, não resta dúvida, um dos acervos mais importantes da cultura ocidental. Escritores ídiches, com seu humor peculiar, suas personagens marcantes, bem como sua forma singular de retratar o schtetl – a vilazinha judaica, com seus usos e costumes, sua melancólica miséria, de acordo com a feliz definição de Moacyr Scliar; o impacto do nazismo sobre esse mundo que quase se perde na Segunda Guerra Mundial; a força dos artistas que sobrevivem a esse mal, suas interrogações a partir da literatura, do cinema e das artes em geral devem ser iluminadas com artigos, resenhas, contos e poemas, que deixem vislumbrar a resistência, a multiplicidade e a importância dessa expressão judaica no Ocidente. A produção sefardi, com sua rica poesia e sua sofisticada filosofia, reflexões sobre a vida judaica e suas relações com outras culturas na Espanha, Portugal, Grécia e África também foram aqui contempladas. Além disso, houve oportunidade para se tratar da Inquisição e suas reverberações na produção artística judaica, em geral, e nas Américas e no Brasil, especificamente.
Downloads
Referências
-
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.