A propaganda do crime em filmes policiais nazistas
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.3.5.51-72Palavras-chave:
Cinema, Nazismo, CrimeResumo
Os crimes mais comuns nos filmes policiais nazistas eram a sedução de mulheres, a falsificação de valores, o roubo de documentos e de inventos alemães, a fraude que prejudicava o povo e, sobretudo, o furto de jóias. Os criminosos eram representados com características físicas semelhantes: adiposos, olhar mortiço e sensual, com bigode ornando lábios carnudos. Tais biótipos eram largamente associados aos judeus nas caricaturas antissemitas (nazistas e pré-nazistas), amplamente difundidas nas mídias impressas do Terceiro Reich.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.
BAER, Harry. A vida sufocante de Fassbinder. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1979.
BEYER, Friedemann. Peter Lorre. Seine Filme, sein Leben. Munique: Wilhelm Heyne, 1988.
BRENNER, Hildegard. La politique artistique du national-socialisme. Paris: Maspéro, 1980.
DELAGE, Christian. La vision nazie de l’Histoire à travers le cinéma documentaire du Troisième Reich. Lausanne: L’Age d’Homme, 1989.
DREWNIAK, Boguslaw. Der deutsche Film 1938-1945 - Ein Gesamtüberblick. Düsseldorf: Droste, 1987.
FASSBINDER, Rainer Werner. Die Anarchie der Phantasie. Frankfurt: Fischer, 1986.
FASSBINDER, Rainer Werner. Les films libèrent la tête. Paris: L’Arche, 1985.
FURHAMMAR, Leif e ISAKSSON, Folke. Cinema e política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
GIESEN, Rolf; HOBSCH, Manfred: Hitlerjunge Quex, Jud Süss und Kolberg. Die Propagandafilme des Dritten Reiches. Dokumente und Materialien zum NS-Film. Berlin: Schwarzkopf & Schwarzkopf Verlag 2005.
HARLAN, Veit. Le cinéma allemand selon Goebbels – Souvenirs. Paris: France-Empire, 1974.
HILBERG, Raul. La destruction des Juifs d’Europe. Paris: Gallimard, 1991.
HOLLSTEIN, Dorothea. Jud Süß und die Deutschen – Antisemitische Vorurteile im nationalsozialistischen Spielfilm. Berlin: Ullstein, 1983.
JANSEN, Peter; SCHÜTTE, Wolfram. Rainer Werner Fassbinder. Frankfurt: Fischer, 1992.
KATZ, Robert. O amor é mais frio que a morte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1992.
KOCH, Gertrude. Die Einstellung ist die Einstellung, Frankfurt: Suhrkamp,1992.
NAZARIO, Luiz. De Caligari a Lili Marlene. São Paulo: Editora Globo, 1983.
NAZARIO, Luiz. Fassbinder e a morte, in: Revista Cultura Vozes, nº 2, ano 88, pp. 40-63. Petrópolis: Editora Vozes, março e abril de 1994.
NAZARIO, Luiz. Imaginários de destruição - O papel do cinema na preparação do Holocausto. Tese de doutorado. São Paulo: USP, 1994. Inédita.
O'BRIEN, Mary-Elizabeth: Nazi Cinema as Enchantment. The Politics of Entertainment in the Third Reich (Studies in German Literature, Linguistics, and Culture). Rochester: Camden House 2003.
PALMIER, Jean-Michel. L’expressionisme comme revolte. Paris: Payot, 1983.
PALMIER, Jean-Michel. Weimar en éxil. Paris: Payot, 1990.
RAAB, Kurt; KARSTEN, Peters. Die Sehnsucht des Rainer Werner Fassbinder. Munique: Goldmann, 1982.
BOBERACH, Heinz (Ed.). Meldungen aus dem Reich 1938-1945. Die geheimen Lageberichte des Sicherheitsdienstes der SS. 17 volumes. “20 de janeiro de 1941”. Herrsching: Pawlak, 1984.
SPANGENBERG, Eberhard. Karriere eines Romans. Munique: Spangenberg, 1984.
WULF, Joseph. Kultur im Dritten Reich - Theater und Film. Berlin: Ullstein, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.