Água viva, Clarice Lispector e o cabalismo profético secularizado: especulações na escrita do eu
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.8.14.44-68Palabras clave:
Clarice Lispector, Água viva, AutobiografiaResumen
Este artigo discute a escrita do eu em Água viva, de Clarice Lispector, a partir de operadores de leitura da cabala profética. Para tanto, tomamos algumas passagens da obra que foram recortadas e analisadas sob o prisma das metáforas do mivtá, michtav e machschav a fim de discutirmos a possibilidade de esse livro ser construído como um tipo de autoficção, em que Lispector investiga na e pela escritura, assim como os cabalistas, o rosto inominável em busca de si mesma.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1998.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BLOOM, Harold. Cabala e crítica. Trad. Monique Balbuena. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.
GOTLIB, Nádia Battella. Clarice: uma vida que se conta. São Paulo: Ática, 1995.
KANAAN, Dany Al-Behy. À escuta de Clarice Lispector, entre o biográfico e o literário: uma ficção possível. São Paulo: Limiar, 2003.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. Rio de Janeiro: 7 letras, 2007.
LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
LUCCHESI, IVO. Crise e escritura: uma leitura de Clarice Lispector e Vergílio Ferreira. São Paulo: Forense Universitária, 1987.
MOSER, Benjamin. Clarice,. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
NASCIMENTO, Evando. Clarice Lispector: uma literatura pensante. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
NOLASCO, Edgar Cézar. Clarice Lispector: nas entrelinhas da escritura. São Paulo: Anna Blume, 2001.
OLIVEIRA, Maria Clara Castellões de. A tradição interpretativa de rabinos e cabalistas, a crítica literária e a tradução. 2000. 226f. Tese (Doutorado em Letras: Estudos Literários – Literatura Comparada). Faculdade de Letras – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
SCHOLEM, Gershom. As grandes correntes da mística judaica. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SOUZA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: figuras da escrita. Minho: Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, 2000, p. 164.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
VIEIRA, Nelson H. Clarice Lispector: a Jewish impulse and a prophecy of difference. In: ______. Jewish voices in Brazilian literature: a prophetic discourse of alterity. Gainesville: University Press of Florida, p. 100-150, 1995.
WALDMAN, Berta. Entre passos e rastros: presença judaica na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2003.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratado lógico-filosófico: investigações filosóficas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.