Da reconstrução da Shoah em Ver: Amor, de David Grossman

Autores/as

  • Vítor de Carvalho Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-3053.9.16.178-188

Palabras clave:

Enciclopédias, Coleções, David Grossman

Resumen

O romance Ver: Amor, de David Grossman, é marcado pelo desejo de reconstrução da Shoah pela ficção. Seguindo um modelo de escrita enciclopédica, o leitor se depara com uma expressão instável e cheia de ruídos, mas que intenta a todo custo fixar o múltiplo. O protagonista infantil de Grossman, Momik, vive nesse cenário caótico, querendo alicerçar uma casa e se proteger das intemperes que chegam com as dúvidas do passado. Assim, essa criança-arquivo registra tudo o que é possível e coleciona fragmentos da memória.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vítor de Carvalho Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais

graduando em Letras na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Citas

BELLEI, Sérgio Luiz Prado. Hipertexto e literatura. Porto Alegre: Edipucrs, 2012. O livro-biblioteca. p. 75-93.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rounet. São Paulo: Brasiliense, 1993a. (Obras escolhidas, v. 1) Livros infantis antigos e esquecidos. p. 236-243.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho; José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1993b. (Obras escolhidas, v. 2) Desempacotando minha biblioteca; um discurso sobre o colecionador. p. 227-235.

BERGER, John. Por que olhar os animais? In: ______. Sobre o olhar. Trad. Lya Luft. Barcelona: Editora Gustavo Gili, 2003. p. 11-32.

BORGES, Jorge Luis; Guerrero, Margarida. Manual de zoologia fantástica. México: Fondo de Cultura Económica, 1996.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

DIONÍSIO, Angela Paiva. Um gênero além do dicionário. In: ______. Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2005. p. 125-137.

ECO, Umberto. Minhas listas. In: ______. Confissões de um jovem romancista. Trad. Marcelo Pen. São Paulo: Cosac Naify, 2013. p. 109-181.

ECO, Umberto. O antiporfírio. In: ______. Sobre os espelhos e outros ensaios. Trad. Beatriz Borges. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 316-341.

GROSSMAN, David. Ver: Amor. Trad. Nancy Rosenchan. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

MACIEL, Maria Esther. As ironias da ordem: coleções, inventários e enciclopédias funcionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

MACIEL, Maria Esther. O animal escrito. Um olhar sobre a zooliteratura contemporânea. São Paulo: Lumme Editor, 2008.

MAIA, Claudia Cristina. A imagem inalcançável do todo; coleções, museus e arquivos em Italo Calvino. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.

MIGUEL, Alcebíades Diniz. Um bestiário universal: ironia e pessimismo na ficção de Primo Levi. Belo Horizonte: Arquivo Maaravi: Revista de Estudos Judaicos da UFMG, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, mar. 2009.

NASCIMENTO, Lyslei. Bestas apocalípticas e enciclopédias em Papéis avulsos, de Machado de Assis. In: JEHA, Julio; NASCIMENTO, Lyslei (Org.). Da fabricação de monstros. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. p. 40-57.

SILVA, Vívien Gonzaga e. As mil e uma vozes de Ver: Amor, de David Grossman. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, Belo Horizonte, v. 4, n. 6, mar. 2010.

Publicado

2015-05-30

Cómo citar

Teixeira, V. de C. (2015). Da reconstrução da Shoah em Ver: Amor, de David Grossman. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 9(16), 178–188. https://doi.org/10.17851/1982-3053.9.16.178-188