Duas artistas plásticas judias na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2021.35907Palabras clave:
Artistas plásticos judeus, Pintura, AmazôniaResumen
Mapeando vestígios da cultura judaica na Amazônia, o artigo discorre sobre a arte pictórica em artistas ainda pouco estudados na nossa região. As obras apresentadas propõem um diálogo entre nossos mitos e lendas, pertencentes ao nosso imaginário, confrontando-os com a tradição bíblico-judaica.
Descargas
Citas
BASTOS, Celso F. Donna. Rio de Janeiro: C. F. Bastos, 2007.
BENCHIMOL, Samuel. Eretz Amazônia. Os judeus na Amazônia. Manaus: Valer, 2008.
BENZECRY, Mady Benoliel. Sarandalhas. Manaus: Pongetti, 1967
BIBLIA HEBRAICA. Baseada no Hebraico e à luz do Talmud e das Fontes Judaicas. Tradução de David Gorodovits e Jairo Fridlin. São Paulo: Editora & Livraria Sêfer, 2006.
BLAY, Eva Alterman. Judeus na Amazônia. In: SORJ, B. (org.). Identidades judaicas no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. p. 25-57.
CALENDÁRIO Judaico de Arte Brasileira 2016/2017.
CALENDÁRIO Judaico do Portal e Arquivo Histórico do Amazônia Judaica. 2020.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci; LAFER, Celso. Judeus e judaísmo na obra de Lasar Segall. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
CARTUS, Niels. Olhares brasileiros judaicos: a presença do judaísmo na arte brasileira contemporânea. 2006. f. 135. Tese. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2006.
CONDE-SILVA, Alessandra F. Escritores sefarditas na Amazônia. Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, v. 14, p. 163-177, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/maaravi/article/view/21726. Acesso em: 20 abr. 2019.
CONDE-SILVA. Memórias de uma judia sefardita: reminiscências poéticas na Amazônia. Revista Moara, n. 56, v. 1, ago-dez 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/9783/6756. Acesso em 20 abr. 2019.
ECO, Umberto. História da Beleza. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2010.
FAVRE, Yves-Alain. Mulheres viris. In: BRUNEL, Pierre (org.). Dicionário de mitos literários. Tradução de Carlos Sussekind et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. p. 744-746.
LEWIN, Helena. Mulheres judias, profissionais brasileiras, entre a identidade e a cidadania. In: LEWIN, Helena (coord.). Identidade e cidadania: como se expressa o judaísmo brasileiro. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2005. p.358-368.
LINS, Wagner. A mão e a luva: judeus marroquinos em Israel e na Amazônia; similaridades e diferenças na construção das identidades étnicas. 2010. Tese (Doutorado em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas). FFLCH, USP, 2010.
MARGUTTI, Mário. Embaixadores da alma brasileira: vida e obra de Batista e Mady. Rio de Janeiro: Lucky, 2003.
PAGLIA, Camille. Vampes & Vadias. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1996.
PANOFSKY, Erwin. Iconografia e Iconologia: Uma introdução ao estudo da arte da Renascença”. In: PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. Tradução de Maria Clara F. Kneese e Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1986. p. 47-65.
PINTO, Abraham. La vida de Moyses y Abraham Pinto en la jungla del amazonas (1879-1893), o locus amoenus. Disponível em: http://judios-marroquies-en-amazonia.com/ memoiresNDW.php. Acesso em: 13 out. 2020.
PONNAU, Dominique. Figuras de Deus: a Bíblia na arte. Tradução de João Moura Junior. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
SERRUYA, Marcos. O cabalista. Belém: Universitária, 2008.
SOUZA, Márcio. A verdadeira nação de Rafael Bentes. In: SCLIAR, Moacyr; SOUZA, Márcio. Entre Moisés e Macunaíma. Os Judeus que descobriram o Brasil. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.