Hanuká mediterrâneo
Les Méditerrannéenes, de Emmanuel Ruben
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2024.51291Palabras clave:
Literatura sefardi, Pós-memória, MediterrâneoResumen
Este artigo faz uma apreciação do romance Les Méditerrannéenes, do escritor francês de origem judaico-argelina Emmanuel Ruben, publicado na França em 2022. O romance, centrado em torno da celebração da festa de Hanuká na casa de seus familiares, retoma, por meio do único objeto trazido pela família no momento de sua expulsão da Argélia, em 1962, um candelabro, uma complexa mitologia familiar, representada neste romance que é, também, um retrato íntimo da simbiose árabe-judaica. Temas como memória e pós-memória, assim como o desaparecimento da cultura judaica no mundo islâmico vêm à tona ao longo da narrativa, que transpõe para o mundo contemporâneo as perplexidades e as esperanças de gerações de exilados, e propõe o conceito de ecúmeno mediterrâneo como contraponto aos nacionalismos e exclusivismos despertados há mais de um século pelos conflitos entre árabes e judeus.
Descargas
Citas
BENABOU, Marcel. Jacob, Ménahem et Mimoun: Une épopée familiale. Paris : Seuil, 1995.
BENJAMIN, Walter. Illuminationen. Frankfurt am Main : Suhrkamp, 1977.
BENSOUSSAN, Georges. Juifs en pays arabes : le grand déracinement. Paris : TAILLANDIER, 2012.
BRAUDEL, Fernand. La Méditerranée. Paris: Flammarion, 2017.
HIRSCH, Marianne. postmemory.net. Acesso em 20 fev. 2024.
RUBEN, Emmanuel. Les Méditerranéennes. Paris : Stock, 2022.
YERUSHALMI, Yosef Hayim. Zakhor: Jewish History and Jewish Memory. Seattle: University of Washington Press, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.