Provérbios de Salomão: conceitos educacionais e mediacionais

Auteurs

  • Emerson Santos Amaral Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Igor da Silva Miguel Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.2.60-70

Mots-clés :

Pedagogia, Shoá, Reuven Feruerstein

Résumé

Este artigo analisa o trabalho de Reuven Feuerstein (nascido em 1921 na Romênia), judeu e psicólogo, e aluno de Jean Piaget (1896‑1980). Entre os anos de 1950-­1954, o Estado de Israel lhe confiou a tarefa de desenvolver a capacidade cognitiva de crianças e adolescentes sobreviventes da Shoá, que apresentavam um quadro de defasagem intelectual preocupante para o recém criado Estado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Emerson Santos Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando do Curso de Letras da Faculdade de Letras da UFMG. Graduando Curso de Educação da UEMG e pesquisador do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), desenvolvido por Reuven Feuerstein ICELP/Jerusalém/Israel.

Igor da Silva Miguel, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduando em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UEMG e pesquisador do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), desenvolvido por Reuven Feuerstein ICELP/Jerusalém/Israel.

Références

BEREZIN, Rifka. Dicionário Hebraico-Português. São Paulo: Edusp, 2003.

BÍBLIA HEBRAICA. Baseada no hebraico e à luz do talmud e das fontes judaicas. São Paulo: Sefer, 2006.

COHEN, A. Everyman’s Talmud. New York: Schocken Books, 1975.

FEUERSTEIN, Reuven. Instrumental Enrichment:an intervention program for cognitive modifiability. Glenview (Illinois): Scott, Foresman and Company, 1980.

FEUERSTEIN, Reuven; KLEIN, P.; TANNENBAUM, A. Mediated Learning Experience: theoretical, psychosocial, and learning implications. Tel Aviv/London: Freund, 1991.

FEUERSTEIN, Reuven; FALIK, L.H.; FEUERSTEIN, R. S.; RAND, Y. The Dynamic Assessment of Cognitive Modifiability:the learning propensity assessment device: theory, instruments and techniques. Jerusalem: The ICELP Press, 2002a.

FEUERSTEIN, Shmuel. Biblical and Talmudic Antecedents of Mediated Learning Experience Theory:educational and didactic implications for inter-generational cultural transmission. Jerusalem: The ICELP Press, 2002b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

FRIDLIN, Jairo. (Org.) Sidur completo: com tradução e transliteração. São Paulo: Sefer, 1997.

GOMES, C. M. A. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2002.

HOLY SCRIPTURES. Cathedral City, CA: Jewish Publication Society, 1917.

PIAGET, J. Epistemologia genética. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1990.

ROBERT, R.; SPECTOR, S. (Red Encyclopedia of the Holocaust. Jerusalem: The Jerusalem Publishing House Ltd., 2000.

SCOTT, R. B. Y. Book of proverbs. In: Encyclopaedia Judaica. Version 1.0. Israel: Judaica Multimedia, 1997, 1 CD-ROM.

SCOTT, R.; LIDDELL, H. G. A Greek-English Lexicon. Oxford: At The Clarendon, 1968.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Téléchargements

Publiée

2008-03-30

Comment citer

Amaral, E. S., & Miguel, I. da S. (2008). Provérbios de Salomão: conceitos educacionais e mediacionais. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 2(2), 60–70. https://doi.org/10.17851/1982-3053.2.2.60-70