Subvertendo a escrita e a história: um olhar contemporâneo sobre a antiguidade bíblica em "A mulher que escreveu a Bíblia"

Auteurs

  • Leopoldo Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.17851/1982-3053.6.11.71-75

Mots-clés :

Bíblia, Ficção, Escrita, História

Résumé

A temática bíblica está presente em várias obras do escritor judeu-gaúcho-brasileiro Moacyr Scliar (1937-2011) desde o início de sua carreira. Entretanto, tal temática ocupará um papel central nas narrativas apenas nos últimos romances publicados em vida pelo autor. Neste artigo, analisarei somente o romance A mulher que escreveu a Bíblia (1999), embora aquilo a que chamo de “tríade bíblica scliariana” conte ainda com os romances Os vendilhões do Templo (2006) e Manual da paixão solitária(2009). As três obras têm em comum o fato de serem construídas por meio da recriação, reinvenção e ficcionalização do mundo, episódios e personagens bíblicos a partir de um olhar contemporâneo. Assim, vemos surgir nas narrativas os grandes tópicos de nosso tempo, como as questões de gênero e sexualidade, os papéis familiares, intolerância religiosa, poder e corrupção e a dimensão errática e plural da História, entremeados e enlaçados ao olhar que supostamente os contemporâneos dos fatos narrados na Bíblia e os contemporâneos de sua escritura e da canonização de seus livros tinham dos mesmos. Ao proceder tal mescla de olhares e de procedimentos narrativos, Scliar constrói narrativas de alcance universal que, não obstante, muito revelam da cultura e da sociedade brasileiras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Leopoldo Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona Língua e Literatura Hebraicas na Faculdade de Letras e pesquisa sobre Sionismo, sociedade e literatura israelenses no Programa de Pós-Graduação em História Comparada, no Instituto de História da mesma instituição.

Références

BLOOM, Harold. The Book of J. (Traduzido do hebraico por David Rosenberg e interpretado por Harold Bloom). New York: Grove Press, 1990.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. v. 1.

SCLIAR, Moacyr. Cenas da vida minúscula. 3. ed. Porto Alegre: L&PM, 2003.

SCLIAR, Moacyr. A mulher que escreveu a Bíblia. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Téléchargements

Publiée

2012-10-30

Comment citer

Oliveira, L. (2012). Subvertendo a escrita e a história: um olhar contemporâneo sobre a antiguidade bíblica em "A mulher que escreveu a Bíblia". Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 6(11), 71–75. https://doi.org/10.17851/1982-3053.6.11.71-75

Numéro

Rubrique

Artigo-Dossiê