Memória e pós-memória da Shoah: um olhar autobiográfico

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.17851/1982-3053.13.24.154-179

Mots-clés :

Autobiografia, Holocausto, Pós-memória

Résumé

O artigo indaga nas múltiplas variáveis que entram em jogo na construção e análise de narrativas da segunda e terceira geração de sobreviventes do Holocausto. Nesse afã, a autora apresenta um texto autobiográfico, que incluiu documentos pessoais como cartas e fotos, para só depois discutir novos critérios e categorias entre os quais as discussões ao redor da possibilidade de existir uma pós-memória do Holocausto tem papel fundamental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marta Francisca Topel, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo.

Références

ALPHEN, Ernst van. Second-Generation Testimony, Transmission of Trauma, and Postmemory. Poetics Today. Durham, vol. 27, n. 2, p. 473-488, 2006.

ARENDT, Hannah. O iluminismo e a questão judaica. In: ______. Escritos judaicos. São Paulo: Amarilys Editora, 2016.

ASSMANN, Aleida. Memory, individual and collective. In: GOODIN, Robert; TILLY, Charles (Ed.). The Oxford hand¬book of contextual political analysis. Oxford: Oxford University Press, 2006, p. 210-224.

BARON, Salo. Nuevos enfoques acerca de la emancipación judía. In: BANKIER, David (Ed.). La emancipación judía: antología de artículos en perspectiva histórica. Jerusalém: Publicaciones Monte Scopus, 1983, p. 238-266.

BAUMAN, Zygmunt. Assimilation into Exile: The Jew as a Polish Writer. Poetics Today. Durham, vol. 17, n. 4, p. 569-597, 1996.

BECK, Ulrich. Cómo los vecinos se convierten en judíos: La construcción política del extraño en una era de modernidad reflexiva. Papers. Barcelona, vol. 84, p. 47-66, 2007.

BOURDIEU, Marie-Claire; BOURDIEU, Pierre. O camponês e a fotografia. Revista de Sociologia e Política. Curitiba, n. 26, p. 31-39, 2006.

CAETANO, Ana. Práticas fotográficas e identidades: a fotografia privada nos processos de (re)construção das identidades. VI Congresso Português de Sociologia. Lisboa, p. 1-20, 2008. Disponível em: < http://historico.aps.pt/vicongresso/pdfs/569.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2019.

CATELA, Ludmila da Silva. Todos temos um retrato: indivíduo, fotografia e memória no contexto do desaparecimento de pessoas. Topoi. Rio de Janeiro, vol. 13, n. 24, p. 111-123, 2012.

GORRARA, Claire. Not seeing Auschwitz: memory, generation and representations of the Holocaust in twenty-first century French comics. Journal of Modern Jewish Studies. Londres, vol. 17, n. 1, p. 111-126, 2018.

HIRSCH, Marianne. Family frames: photography, narrative, and postmemory. Cambridge: Harvard University Press, 1997.

______. The generation of postmemory. Poetics Today. Durham, vol. 29, n. 1, p. 103-128, 2008.

POLONSKY, Antony. Julian Tuwim, the Polish Heine. The American Assocation for Polish-Jewish Studies. Disponível em: Acesso em: 25 mar. 2019.

PROKOP-JANIEC, Eugenia. Jew, Pole, artist: constructing identity after the Holocaust. Teksty Drugie. Varsóvia, vol. 2, p. 99-112, 2013.

TOPEL, Marta Francisca. O patriotismo à espreita e a loucura da perseguição: algumas reflexões sobre “Nós, os judeus poloneses” de Julian Tuwim. Revista Digital do NIEJ. Rio de Janeiro, ano 3, n .5, p. 43-50, 2011.

TUWIM, Julian. My, Żydzi Polscy… We, Polish Jews... Varsóvia: Fundacja Shalom, 1993.

WEISSMAN, Gary. Fantasies of witnessing: postwar efforts to experience the Holocaust. Nova Iorque: Cornell University Press, 2004.

Téléchargements

Publiée

2019-05-29

Comment citer

Topel, M. F. (2019). Memória e pós-memória da Shoah: um olhar autobiográfico. Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 13(24), 154–179. https://doi.org/10.17851/1982-3053.13.24.154-179