Todos os navios
DOI :
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2021.36582Mots-clés :
Navios, Leila Danziger, Lasar SegallRésumé
Leila Danziger, com suas obras, o livro Navio de emigrantes e a exposição Navio de Emigrantes, realiza um reaproveitamento de restos, de inscrições, narrando a partir dos escombros das catástrofes do século XX. Paradoxalmente, como na obra de Lasar Segall, artista homenageado pela artista na exposição, vemos emanar uma inquietante calma após a catástrofe. Nessa perspectiva, este artigo reflete sobre migrações e suas relações com memória e trauma a partir da arte de Segall e de Danziger.
Téléchargements
Références
DERRIDA, Jacques. Schibboleth pour Paul Celan. Paris: Galilée, 1986.
FLUSSER, Vilém. Bodenlos. Uma autobiografia filosófica. São Paulo: Annablume, 2007.
FLUSSER, Vilém. Von der Freiheit des Migranten. Einsprüche gegen den Nationalismus. Bensheim: Bollmann, 1994.
GADAMER, Hans Georg. Quem sou eu, quem és tu? Comentários sobre o ciclo de poemas Hausto-Cristal de Paul Celan. Tradução e apresentação de Raquel Abi-Sâmara. Rio de Janeiro: EdUerj, 2005.
KAFKA, Franz. Sonhos. Tradução de Ricardo Ferreira. São Paulo: Iluminuras, 2003.
ROSENFELD, Anatol. Entre dois mundos. Seleção e notas Anatol Rosenfeld, Jacó Guinsburg, Ruth Simis e Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1967.
WERNER, Uta. Das Grab im Text. Paul Celans Lyrik im Imaginationsraum der Geologie. In: BERG, Nicolas (Org.) Shoah – Formen der Erinnerung, München, Fink, 1996.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG 2021
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.