Halikha le Keisarya, poesia de Hannah Senesh
dados biográficos, contexto histórico, análise e apresentação de obra musical inédita composta sobre o poema
DOI :
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2023.47667Mots-clés :
Caminhada a Cesareia, Hannah Senesh, Edição de partituraRésumé
Este estudo aborda o poema הליכהלקיסריה – HalikhaL e Keisarya (Caminhada a Cesareia) de Hannah Senesh (1921-1944), poetisa judia nascida na Hungria, cuja vida foi ceifada em 1944, aos 23 anos, por fuzilamento, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua obra, após o fim dessa guerra, recebeu o olhar da crítica especializada, que revelou ao mundo seus diários, poesias e cartas. Especialmente para a apresentação deste artigo, pela expressividade do texto poético de Caminhada a Cesareia, foi concebida uma canção estruturada sobre a escala musical judaica, utilizada historicamente em orações musicadas pelos filhos de Israel. Como metodologia, os autores se valeram de informações sobre a poetisa, disponíveis em livros e sites da internet, especialmente a publicação em português do livro Hannah Senesh – diários, poesias e cartas (2011), organizado por Frida Milgrom (1959), bem como o Dicionário Grove de Música (1994), o livro Expressão e Comunicação na Linguagem da Música (1989) de Sergio Magnani (1914-2001) e a obra de Bohumil Med (1939),Teoria da Música (1996). Assim, dados sobre Hannah Senesh, sobre a canção de câmara como fator histórico no desenvolvimento social do contexto no qual esse gênero é composto, sobre a criação e organização estrutural de uma canção concebida para a realização deste estudo constituem o corpus deste artigo. Completam o texto a apresentação da partitura da referida canção, concebida a partir da escala judaica, juntamente com sua performance, cujo acesso é possível por meio de QR Code. O objetivo principal deste estudo é a valorização do nome e da obra de Hanna Senesh, que continua a inspirar, mesmo após sua morte, o respeito por sua obra, incluindo a criação de obras musicais baseadas em sua poesia, chancelando, assim, a importância de sua produção literária como veículo emocional para as gerações posteriores ao tempo em que viveu.
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Références
DICIONÁRIO Grove de música. Edição concisa/editado por Stanley Sadie. Tradução de Eduardo F. Alves. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
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MED, Bohumil. Teoria da Música. 5ª Ed. Brasília: MusiMed Editora, 2017.
MAGNANI, Sergio. Expressão e comunicação na linguagem da música. 2ªedição revisada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
MILGROM, Frida. Hannah Senesh – Diários, poesias, cartas. São Paulo: Tordesilhas, 2011.
MONMANY, Mercedes. Ya sabes que volveré: Tres grandes escritoras asesinadas en Auschwitz: Irène Némirovsky, Gertrud Kolmar y Etty Hillesum. Barcelona: Galaxia Gutenberg, 2017.
Sites de internet
https://www.biography.com/writer/emma-lazarus. Acesso em: 10 jul. 2023.
https://www.artchive.com/artwork/the-violinist-1911-14-by-marc-chagall/. Acesso em: 9 jun. 2023.
https://www.wikiart.org/en/marc-chagall/the-blue-fiddler-1947. Acesso em: 9 jun. 2023.
Partituras
CHANTAL, Mauro. HALIKHA LEKEISARYA. Canto, violino e piano. 1 partitura.
Vídeo
CHANTAL, Mauro. HALIKHA LEKEISARYA. YouTube, 8, dez. 2023.
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