Ética e estética dos filhos: a literatura da Geração da terra
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-3053.6.10.71-75Palavras-chave:
Literatura, Tradição, Ideologia, NacionalismoResumo
Ao fazer referência em seu título à Ética dos Pais, coletânea mishnaica de ditos e anedotas dos primeiros rabinos de Israel, este artigo tenciona analisar as opções, atitudes e dilemas éticos dos primeiros escritores, falantes nativos de hebraico, da moderna literatura israelense. Essa análise se dará a partir do estudo da longa tradição literária judaica da diáspora e em relação ao ambiente sociopolítico efervescente da Palestina do Mandato Britânico e dos primeiros anos da fundação do Estado de Israel. Nesse sentido, procurar-se-á analisar em que medida e de que modo a atuação literária e política desses intelectuais e artistas impactou a tessitura estética de suas obras
Downloads
Referências
BEREZIN, Rifka (Org.). A geração da terra. São Paulo: Summus, 1983.
EVEN-ZOHAR, Itamar. O surgimento de uma cultura hebraica nativa na Palestina (1882‑1948). Cadernos de língua e literatura hebraica, n. 1, p.13-32. São Paulo: Humanitas, 1998.
MIRON, Dan. Literatura hebraica moderna: perspectivas sionistas e realidades israelenses. Cadernos de língua e literatura hebraica, n. 1, p. 93-120. São Paulo: Humanitas, 1998.
SHAKED, Guershon. A vida por um fio. Cadernos de língua e literatura hebraica, n. 1, p. 47‑92. São Paulo: Humanitas, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.