O sábado o dia de descanso dos judeus
multiculturalismo e pluralismo religioso
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2023.44608Palavras-chave:
Judaísmo, Criptojudaísmo, ShabatResumo
O judaísmo foi a primeira religião monoteísta abraâmica, também chamada de religião israelita. O objetivo deste artigo é mostrar a importância do Shabat e da inclusão e respeito aos judeus na sua cultura em sociedades que se pretendem ser multiculturalistas, onde os judeus habitam como cidadãos, cujo exemplo maior seria o problemático funcionamento das escolas públicas e particulares, universidades e dias de trabalho de segunda-feira até os sábados. O ideal mais ético seria criar legislação e oferecer formas alternativas de dias e horários para estudos e trabalho aos judeus e outros povos sabáticos para não excluir o povo judeu da sua própria cultura, uma vez que o Shabat é o núcleo do convívio judaico, seja na forma presencial como na forma virtual, digital ou online, o serviço de Shabat, tem dia e horários específicos na semana iniciando na sexta-feira à noite e termina no sábado à noite, num ciclo de 24 horas de Shabat. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e fontes informacionais judaicas on-line. Denuncia-se violações do povo judeu ser livre em países democráticos e supostamente inclusivos e aponta para propostas para a emancipação do povo judeu como parte integrante de forma plena nas sociedades democráticas contemporâneas.
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