O livro da gramática interior, de David Grossman
corpo, erotismo e palavra
DOI:
https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.63663Palavras-chave:
Erotismo, Linguagem, David GrossmanResumo
Este artigo investiga as tensões entre corpo, desejo e linguagem no romance O livro da gramática interior, de David Grossman. Publicado em 1991, em Israel, Sefer hadikduk a penimi tematiza a experiência de amadurecimento de Aharon Kleinfeld, um menino de onze anos que começa a se preparar para sua cerimônia de maioridade religiosa judaica, o bar mitzvá. Edna Blum, vizinha da família Kleinfeld, se interessa pelo pai de Aharon, Moshe, e tenta tornar o contato entre eles cada vez mais frequente. Essa relação, que se desenvolve apesar de Hindele, esposa de Moshe e mãe de Aharon, expõe um erotismo latente, construído de forma fragmentada, sensorial e ambígua, deixando transparecer a luta dos personagens para refrearem seu desejo diante de uma atração sexual sutil e recíproca. O erotismo, nesse contexto, emerge não apenas como impulso físico, mas como uma forma de transgredir e de expressar um anseio inconfessável. A análise crítica se apoia em referenciais teóricos de Georges Bataille, Octavio Paz e Roland Barthes, para compreender de que modo o erotismo, em Grossman, transcende o campo do desejo sexual e se torna via de reflexão existencial e sobre a linguagem.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Tradução: Hortênsia dos Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução: Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução: Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
BEREZIN, Rifka Jaffa. Dicionário Hebraico-Português. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905), v. 7. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Tradução: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
GROSSMAN, David. O livro da gramática interior. Tradução: Paulo Geiger. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.
GROSSMAN, David. Sêfer hadikduk hapenimi. Tel Aviv: Hakibutz Hameuchad, 1991.
PAZ, Octavio. A chama dupla: amor e erotismo. Tradução: Wladir Dupont. São Paulo: Sciliano, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor cede os direitos autorais à revista Arquivo Maaravi. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico estão sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição BY: são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.



