O livro da gramática interior, de David Grossman

corpo, erotismo e palavra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.63663

Palavras-chave:

Erotismo, Linguagem, David Grossman

Resumo

Este artigo investiga as tensões entre corpo, desejo e linguagem no romance O livro da gramática interior, de David Grossman. Publicado em 1991, em Israel, Sefer hadikduk a penimi tematiza a experiência de amadurecimento de Aharon Kleinfeld, um menino de onze anos que começa a se preparar para sua cerimônia de maioridade religiosa judaica, o bar mitzvá. Edna Blum, vizinha da família Kleinfeld, se interessa pelo pai de Aharon, Moshe, e tenta tornar o contato entre eles cada vez mais frequente. Essa relação, que se desenvolve apesar de Hindele, esposa de Moshe e mãe de Aharon, expõe um erotismo latente, construído de forma fragmentada, sensorial e ambígua, deixando transparecer a luta dos personagens para refrearem seu desejo diante de uma atração sexual sutil e recíproca. O erotismo, nesse contexto, emerge não apenas como impulso físico, mas como uma forma de transgredir e de expressar um anseio inconfessável. A análise crítica se apoia em referenciais teóricos de Georges Bataille, Octavio Paz e Roland Barthes, para compreender de que modo o erotismo, em Grossman, transcende o campo do desejo sexual e se torna via de reflexão existencial e sobre a linguagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karla Louise de Almeida Petel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Professora de Língua e Literatura Hebraicas da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Estudos Judaicos pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Tradução: Hortênsia dos Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2018.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução: Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução: Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

BEREZIN, Rifka Jaffa. Dicionário Hebraico-Português. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905), v. 7. In: FREUD, Sigmund. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Tradução: Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GROSSMAN, David. O livro da gramática interior. Tradução: Paulo Geiger. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.

GROSSMAN, David. Sêfer hadikduk hapenimi. Tel Aviv: Hakibutz Hameuchad, 1991.

PAZ, Octavio. A chama dupla: amor e erotismo. Tradução: Wladir Dupont. São Paulo: Sciliano, 1994.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

O livro da gramática interior, de David Grossman: corpo, erotismo e palavra. (2025). Arquivo Maaravi: Revista Digital De Estudos Judaicos Da UFMG, 19(37), 91-104. https://doi.org/10.35699/1982-3053.2025.63663