Levantamento da situação do acervo de recursos de informação de um laboratório de bioquímica
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-6658.2020.26392Palavras-chave:
Diagnóstico, situação do acervo, gestão de informaçãoResumo
Trata-se de um artigo cujo objetivo de apresentar detalhadamente a situação do LAB1 em relação à organização dos recursos de informações e de infraestrutura que estão disponíveis para o desenvolvimento das atividades de pesquisa de um laboratório de bioquímica. Este estudo foi realizado especificamente com uma visão direcionada para a gestão de informações deste laboratório buscando elementos e avaliando-os em relação aos documentos produzidos e recebidos, a situação em relação à gestão dos dados, a gestão dos recursos informacionais, dificuldades e facilidades da equipe interna para lidar com o conhecimento produzido, com os insumos e amostras utilizadas nos experimentos realizados diariamente pelos pesquisadores e, principalmente na verificação de como se dá o registro das informações e à sua recuperação para gerar novos conhecimentos. Para este estudo, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, a definição do instrumento de coleta de dados; a coleta de dados e a organização dos dados coletados. Concluiu-se que pelo diagnóstico realizado pode-se perceber a necessidade de implementar processos de organização da informação para melhorar a estrutura informacional do LAB1 e facilitar o acesso as informações equipe do laboratório.
Downloads
Referências
CAPURRO, R. & HJORLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n.1, p.148-207, jan/abr.2007.
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
CHOO, C. W. (Ed.). Information management for the intelligent organization: the art of scanning the environment. Hedford: New Jersey; Learned Information, 1998.
CORNELSEN, Julce Mary; NELLI, Victor José. Gestão integrada da informação arquivística: o diagnóstico de arquivos. Arquivística.net), Rio de Janeiro, v.2, n. 2, p 70-84, ago./dez. 2006. Disponível em : www.arquivistica.net . Acessado em 01/10/2020
CROCCO e GUTTMANN, Luciano e Erik. Consultoria Empresarial. São Paulo: Saraiva, 2005.
DAVENPORT, T. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998
DIAS, Célia da Consolação. Monitoração Ambiental: um estudo de caso em Empresas do setor de Telecomunicações. 2002. 127fls. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Belo Horizonte: UFMG.
FERREIRA, Lucienne da Costa; MELO, Denise Gomes Pereira de. Diagnóstico de arquivos: instrumento de ação efetiva na gestão documental.
FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUIVOLOGIA, 1 – UEPB – Campus V - João Pessoa, 25 a 27 de
novembro de 2008.
VALENTIM, M. L. P. et al. Pesquisa em inteligência competitiva organizacional: utilizando a análise de conteúdo para a coleta de dados e análise de dados – Parte II. TransInformação, Campinas, v. 17, n. 3, p. 253-270, set./dez. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Múltiplos Olhares em Ciência da Informação mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Contratos adicionais poderão ser assumidos, separadamente, pelos autores, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.