Revisão por pares aberta

percepção dos editores de periódicos científicos indexados no Directory of Open Access Journals

Autores

Palavras-chave:

revisão por pares aberta, diretrizes para revisão aberta, directory of open access journals, periódicos científicos

Resumo

A revisão aberta é um modelo de avaliação das produções científicas alinhado às práticas da Ciência Aberta e pautado em pilares como transparência, colaboração e ética. Por possuir diferentes características, há divergências na literatura acerca de sua definição, discutida de forma cada vez mais frequente, como mostram os autores que investigam a temática. Nesse sentido de crescentes debates, pesquisadores apontam a necessidade de desenvolver orientações para a adoção e implementação de características da revisão aberta. Nesta perspectiva, questiona-se se há na literatura científica instruções para a adoção da revisão aberta, e, além disso, indaga-se quais as percepções dos editores de periódicos indexados como open peer review (OPR) no Directory of Open Access Journals (DOAJ) sobre a implantação destas características e práticas mais transparentes. A partir de tais indagações, este estudo objetivou mapear e analisar propostas, modelos, recomendações e percepções de editores sobre a adoção da revisão por pares aberta, a fim de propor diretrizes para implementação da OPR em periódicos científicos. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa é considerada bibliográfica, documental e survey, concretizada pela aplicação de questionário junto aos editores de periódicos científicos indexados no DOAJ como OPR. Os dados foram discutidos à luz das técnicas de análise de conteúdo de Bardin e de dados qualitativos de Yin. Como resultado da busca na literatura por diretrizes para implementação da revisão aberta encontrouse dois trabalhos que apresentavam direções gerais e específicas para a experimentação da revisão aberta. A percepção dos respondentes sobre a adoção de práticas de revisão aberta foi categorizada em quatro linhas de discussão: caracterização do modelo adotado, experiências utilizando a revisão aberta, procedimentos estabelecidos para implementação e conclusões acerca da adoção da revisão aberta. A respeito da caracterização do modelo adotado, as características identidades abertas e pareceres abertos são as mais utilizadas pelos respondentes. Entre as principais justificativas para a adoção da revisão aberta foram mencionadas a contribuição que esta proporciona para a melhoria do trabalho, a promoção da transparência e da comunicação e troca entre autores, avaliadores e autores e a valorização e o reconhecimento dos pareceristas. A maioria dos respondentes não percebeu reações da comunidade acadêmica em razão de adotar a revisão aberta, e em contrapartida, percebeu alterações nos pareceres, no sentido de serem mais respeitosos, detalhados e menos agressivos. Sobre os procedimentos para adoção da revisão por pares, a maior parte dos participantes seguiu um modelo próprio e declarou não dispor de soluções tecnológicas complexas. Por fim, os respondentes reiteraram a importância da mediação editorial para o processo e o interesse em continuar adotando as práticas abertas de avaliação. Já a relação entre os dados obtidos na literatura e a percepção dos editores subsidiou a elaboração de diretrizes para implementação da OPR por periódicos que tenham interesse em experimentar práticas abertas em sua avaliação científica. Nesse sentido, as orientações são segmentadas por etapas: planejamento, implementação, avaliação e adaptação, amparadas pelo suporte e mediação do editor. Conclui-se que a revisão aberta é considerada um conceito com significados e aplicabilidades diversas, o que possibilitou, ao fim desta pesquisa, inferir como a sua adoção acontece de forma heterogênea entre os periódicos e como o anonimato opcional é considerado uma condição essencial para permitir que avaliadores e autores se sintam confiantes e não coagidos a experimentar a revisão aberta. Por fim, salientase que tanto a literatura quanto a percepção dos respondentes ressaltam a relevância de se atentar para as características da avaliação aberta, testar e avaliar os aspectos que mais se adequam aos interesses da revista e de sua comunidade, já que cada periódico pode ser considerado um canal ímpar de disseminação e comunicação científica.

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Biografia do Autor

  • Francisca Clotilde de Andrade Maia, Universidade Federal do Ceará

    Bibliotecária/Documentalista na Universidade Federal do Ceará. Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (2023). Secretária editorial da Revista Informação em Pauta. Atuou como bibliotecária na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE). Especialista em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares pela Faculdade Única (2022). Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2020). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica entre os anuênios 2018-2019 e 2019-2020. Participou do convênio de combate à desinformação do Grupo de Pesquisa CMAI/UFC do Supremo Tribunal Federal.

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Publicado

2025-02-05

Edição

Seção

Resumo de Tese e Dissertação

Como Citar

Revisão por pares aberta: percepção dos editores de periódicos científicos indexados no Directory of Open Access Journals. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 15, p. e056182, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/56182. Acesso em: 24 dez. 2025.